:

O que significa segundo a maiêutica socrática conhecer alguma coisa?

Índice:

  1. O que significa segundo a maiêutica socrática conhecer alguma coisa?
  2. Qual a importância do método da maiêutica desenvolvido por Sócrates para a democracia ateniense?
  3. O que significa a maiêutica *?
  4. O que Sócrates pretendia alcançar através do método socrático?
  5. Qual a convicção de Sócrates sobre essa prática?
  6. Quem é o principal discípulo de Sócrates?
  7. Qual é o papel da filosofia socrática?
  8. Por que o método de Sócrates é dividido?

O que significa segundo a maiêutica socrática conhecer alguma coisa?

A maiêutica socrática consistia num método de sucessivas perguntas pela essência das coisas. Sócrates lançava uma pergunta, o interlocutor respondia-a, Sócrates perguntava novamente sobre um conceito em cima da resposta anterior, e assim por diante.

Qual a importância do método da maiêutica desenvolvido por Sócrates para a democracia ateniense?

Sócrates criou um método de investigação do conhecimento através da maiêutica “técnica de trazer a luz” no qual, por meio de sucessivas questões, se chegava à verdade. Esse caminho usado por Sócrates era um verdadeiro “parto”, onde ele induzia os seus discípulos a praticarem mentalmente a busca da verdade última.

O que significa a maiêutica *?

A maiêutica socrática tem como significado “dar à luz”, “dar parto” , “parir” o conhecimento (em grego, μαιευτικη — maieutike — significa “arte de partejar”).

O que Sócrates pretendia alcançar através do método socrático?

Num primeiro momento, Sócrates fazia a sondagem daquilo que se pretendia saber em relação ao assunto em questão. Através de perguntas Sócrates conduzia o diálogo até o ponto em que o outro ficava embaraçado por ver seus conceitos serem derrubados um a um. ... Era justamente isso que Sócrates fazia com o homem de Atenas.

Qual a convicção de Sócrates sobre essa prática?

  • Contrário a essa prática Sócrates tinha convicção de que eram os diálogos que favoreciam uma verdadeira troca de conhecimento, pois através deles os discípulos conseguiriam refletir sobre suas próprias afirmações e conclusões.

Quem é o principal discípulo de Sócrates?

  • O principal discípulo de Sócrates, Platão (c. 428-347 a.C.), em sua célebre Alegoria da Caverna (ou Mito da Caverna ), conta a história de um prisioneiro que nasceu acorrentado no fundo de uma caverna como muitos outros. Inconformado com sua condição, esse prisioneiro consegue se libertar, sai da caverna e contempla o mundo exterior.

Qual é o papel da filosofia socrática?

  • Através dessa metáfora, Platão narra a trajetória de Sócrates na Grécia antiga e o que ele compreende como sendo o papel da filosofia. Para ele, o questionamento proposto pela filosofia socrática é a atitude que faz o indivíduo perceber-se prisioneiro a um mundo de aparências e preso a seus preconceitos e opiniões.

Por que o método de Sócrates é dividido?

  • Pode-se dizer que o método de Sócrates é dividido em duas partes; na primeira, feita a pergunta, ele procura mostrar ao interlocutor a insuficiência da resposta dada e mostra que estas são sempre preconceitos recebidos, opiniões subjetivas e não a definição buscada. A isto, dá-se o nome de ironia; por isso ele não era bem visto.