:

Porque Deus santificou o sábado?

Índice:

  1. Porque Deus santificou o sábado?
  2. Que Jesus fala sobre o sábado?
  3. O que é santificar o dia?
  4. O que quer dizer a palavra sábado na Bíblia?
  5. O que significa o dia de sábado?
  6. O que é santificar o domingo?
  7. Qual era a santificação do dia do Senhor?
  8. Qual a origem da palavra “sábado”?
  9. Por que os cristãos precisam guardar o sábado?
  10. Será que o sábado ainda é obrigatório?

Porque Deus santificou o sábado?

Em Êxodo 20:8-11 e Deut. 5:13-15, a lei de Deus diz claramente que o "sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus, nele não farás nenhuma obra..." Segundo o relato bíblico, o sábado tem sua origem na criação do mundo, quando Deus descansou, abençoou e santificou (Gênesis 2:2-3) esse dia..

Que Jesus fala sobre o sábado?

O capítulo 2 de Marcos termina com Jesus afirmando que é também o Senhor do Sábado (Marcos 2:27-28), uma confirmação da precedência das necessidades humanas frente à estrita observância da Lei. ... Jesus concedeu este privilégio aos seus discípulos, indicando, em essência, que o sacerdócio estaria aberto para todos.

O que é santificar o dia?

O Dia do Senhor é um dia de descanso e de adoração, separado e designado por mandamento especial do Senhor à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e devemos honrá-lo e santificá-lo. ... Ensinemos a nossos filhos que eles devem santificar o Dia do Senhor porque O amam e também porque Deus assim ordenou.

O que quer dizer a palavra sábado na Bíblia?

Sábado, para os cristãos, é o dia que Deus descansou e vem da palavra shabat (descanso, em hebraico). Nesse dia, as pessoas descansavam para, no domingo (o Dia do Senhor), homenagear a Deus.

O que significa o dia de sábado?

O domingo, derivado do latim "dies Dominica", dia do Senhor, é considerado o último da semana para os cristãos. Ou seja, o sétimo, quando Deus descansou da criação do mundo. ... E daí por diante até chegar o sábado, cuja origem é o termo hebraico shabbatt, considerado o último da semana para os judeus.

O que é santificar o domingo?

Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.

Qual era a santificação do dia do Senhor?

  • A santificação do Dia do Senhor também era um sinal de que os israelitas eram o Seu povo do convênio (ver Êxodo 31:12–13, 16; Isaías 56:1–8; Jeremias 17:19–27 ). No entanto, alguns líderes judeus criaram muitas regras desnecessárias sobre o Dia do Senhor.

Qual a origem da palavra “sábado”?

  • A palavra “sábado” tem origem hebraica. Ela é derivada do verbo sha·váth, que significa “descansar, cessar”. As primeiras ocorrências dessa palavra na Bíblia foram em ordens que a antiga nação de Israel recebeu. ( Êxodo 16:23) Por exemplo, o quarto dos Dez Mandamentos diz: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.

Por que os cristãos precisam guardar o sábado?

  • Mito: Os cristãos precisam guardar o sábado porque Jesus também guardava. Fato: Jesus guardava o sábado porque ele era judeu e, por isso, era obrigado a obedecer a Lei de Moisés desde o nascimento. (Gálatas 4:4) Mas depois que Jesus morreu, todo o pacto da Lei, incluindo a lei de guardar o sábado, foi anulado. — Colossenses 2:13, 14.

Será que o sábado ainda é obrigatório?

  • Mito: O sábado ainda é obrigatório porque é um pacto eterno. Fato: Algumas traduções da Bíblia falam que guardar o sábado é um “pacto perpétuo”. ( Êxodo 31:16, Centro Bíblico Católico) Mas a palavra hebraica traduzida como “perpétuo” pode significar também “que dura até um tempo indeterminado no futuro” — não necessariamente para sempre.