:

Quais as doenças que integram o PNTN?

Índice:

  1. Quais as doenças que integram o PNTN?
  2. Porque o teste do pezinho tem que ser no pé?
  3. Para que o teste do pezinho?
  4. Quais são as triagens neonatais?
  5. O que é feito na triagem neonatal?
  6. Qual é o teste do pezinho?
  7. Qual o teste de triagem do pezinho?
  8. Quais são as principais doenças do pezinho?
  9. Como fazer o teste do pezinho ampliado?

Quais as doenças que integram o PNTN?

As doenças que integraram o PNTN naquele momento foram: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias e fibrose cística.

Porque o teste do pezinho tem que ser no pé?

O exame é feito através de uma pequena picada no calcanhar do bebê. O furo é praticamente indolor e o sangue é coletado rapidamente. O calcanhar é o local escolhido por ser uma região com muitos vasos sanguíneos.

Para que o teste do pezinho?

É um exame muito importante para todos os recém-nascidos, pois permite identificar bebês com alta probabilidade de apresentar algumas doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas que podem causar sérios danos à saúde e sequelas por toda a vida.

Quais são as triagens neonatais?

Todo bebê que nasce no Brasil tem o direito de ser submetido, gratuitamente, à realização de quatro exames muito importantes para a sua saúde. São os chamados “exames da triagem neonatal”, sendo eles: teste do pezinho, teste do olhinho, teste da orelhinha e teste do coraçãozinho.

O que é feito na triagem neonatal?

A triagem neonatal é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, assintomáticas, no período neonatal a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo, dessa forma, a instituição do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das sequelas ...

Qual é o teste do pezinho?

  • Muito provavelmente já ouviu falar no “teste do pezinho”. Trata-se de um conjunto de testes que permitem identificar as crianças que sofrem de doenças, quase sempre genéticas, que podem beneficiar de tratamento precoce.

Qual o teste de triagem do pezinho?

  • Feito no recém-nascido, o teste de triagem neonatal, mais conhecido como teste do pezinho, pode detectar rapidamente muitas doenças graves que são assintomáticas. Entenda mais sobre esse teste, seus objetivos e doenças rastreadas.

Quais são as principais doenças do pezinho?

  • O teste do pezinho promove o diagnóstico de diversas doenças, no entanto as principais são hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme e fibrose cística, já que podem trazer complicações para o bebê ainda no primeiro ano de vida caso não sejam identificados e tratadas.

Como fazer o teste do pezinho ampliado?

  • O teste do pezinho ampliado é feito com o objetivo de identificar outras doenças que não são tão frequentes, mas que podem acontecer principalmente se a mulher tiver tido alguma alteração ou infecção durante a gravidez. Assim, o teste do pezinho ampliado pode ajudar a identificar: