:

Qual a melhor forma de dormir para quem tem lordose?

Índice:

  1. Qual a melhor forma de dormir para quem tem lordose?
  2. Qual exercício é mais recomendado contra a lordose lombar?
  3. Como se trata a lordose lombar?
  4. Quais são as alterações na lordose?
  5. Qual o tratamento para lordose aumentada ou diminuída?
  6. Qual é o diagnóstico da lordose?

Qual a melhor forma de dormir para quem tem lordose?

“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.

Qual exercício é mais recomendado contra a lordose lombar?

Práticas como o pilates, o RPG e o gyrotonic atuam como exercícios complementares, ideais para manter os ganhos conquistados com o tratamento para lordose.

Como se trata a lordose lombar?

  • Em contrapartida, se fala em retificação da lordose fisiológica lombar ou diminuição da curva lordótica lombar quando encontramos um ângulo inferior a 20º. A perda ou diminuição da curvatura lombar também pode ser causada por fatores internos (doenças reumáticas, rigidez articular, …) ou externos (estresse, sedentarismo, etc.).

Quais são as alterações na lordose?

  • As alterações na lordose podem ser classificadas em dois tipos: hipolordose, que é a curvatura reduzida, e hiperlordose, caracterizada pela curvatura excessiva. Considerando esses termos, podemos diferenciá-las entre:

Qual o tratamento para lordose aumentada ou diminuída?

  • No geral, o tratamento para lordose aumentada ou diminuída pode incluir: 1 Medicação (analgésicos e anti-inflamatórios) para aliviar dor e inchaço; 2 Exercícios e fisioterapia; 3 Uso de cinta traseira; 4 Perda de peso; 5 Cirurgia.

Qual é o diagnóstico da lordose?

  • Qualquer problema na lordose pode ser percebido por um ortopedista ou até mesmo um clínico geral. Em 80% dos casos, o diagnóstico é estabelecido por meio de avaliação clínica. Essa consulta inclui a análise do histórico do paciente, além de um exame físico completo.