Quando usar colchetes no texto?
Índice:
- Quando usar colchetes no texto?
- Como os colchetes são utilizados em dicionários?
- Quais são as reticências?
- Quais são as reticências do texto original?
- Quais são as reticências de um discurso?
Quando usar colchetes no texto?
Os colchetes têm a mesma finalidade que os parênteses; todavia, seu uso se restringe aos escritos de cunho didático, filológico, científico. Pode ser empregado: - Em definições do dicionário, para fazer referência à etimologia da palavra. - Para intercalar palavras ou símbolos não pertencentes ao texto.
Como os colchetes são utilizados em dicionários?
- Os colchetes não são utilizados com muita frequência. Encontramos esse sinal em dicionários e o usamos apenas em alguns casos: 1. Nos dicionários. A transcrição fonética que alguns dicionários apresentam, é inserida entre colchetes. O mesmo acontece com a etimologia das palavras, também contida em alguns dicionários:
Quais são as reticências?
- As reticências, representada pela sequência de três pontos (...), é um sinal gráfico que sinaliza, principalmente, interrupção no discurso. Esse sinal de pontuação pode ser utilizado em diversas situações. Para esclarecer qualquer dúvida, o Toda Matéria traz...
Quais são as reticências do texto original?
- As reticências são usadas entre parênteses (…) ou entre colchetes […] para indicar que houve supressão de partes do texto original. Nesse caso, o sentido do parágrafo ou da oração também não pode ser prejudicado. Normalmente, a ideia em suprimir partes do texto original é deixar para o leitor apenas as informações principais.
Quais são as reticências de um discurso?
- As reticências são muito boas para mostrar a hesitação dos falantes de um discurso, a dúvida em tomar uma decisão, ou mesmo a timidez. Exemplo: Não sei se devo aceitar o convite... Quero ir, mas tenho os meus receios. Veja também: Sinais de Pontuação. 3.