O que é gravidez habitual?
Índice:
- O que é gravidez habitual?
- O que quer dizer risco habitual?
- Qual o objetivo da classificação de risco gestacional?
- Qual a origem de uma gravidez de risco?
- Quais sintomas podem indicar uma gravidez de risco?
- Por que a grávida de alto risco precisa se afastar das suas atividades?
- Qual a maior incidência de mortalidade por gravidez de alto risco?
O que é gravidez habitual?
Gestação de risco habitual: é aquela na qual, após avaliação prenatal, não se identifica maiores riscos de complicações para mãe e/ou bebê.
O que quer dizer risco habitual?
O acompanhamento pré-natal de risco habitual é caracterizado pelo atendimento à gestante que não apresenta fatores de risco individual, sociodemográfico e relacionados à história obstétrica anterior, doença ou agravo que possam interferir negativamente na evolução da gravidez.
Qual o objetivo da classificação de risco gestacional?
O conhecimento dos determinantes relacionados ao óbito materno em um município pode adicionar informações importantes à classificação de risco gestacional, de forma a se priorizarem ações assistenciais, em tempo oportuno, contribuindo com a prevenção de MM conforme a realidade local.
Qual a origem de uma gravidez de risco?
- Existem ainda condições ou doenças que podem estar na origem de uma gravidez de risco, como anemia, câncer, diabetes, epilepsia, problemas no coração ou nos rins, hipertensão, ter engravidado com tratamentos de fertilidade, síndrome dos ovários policísticos, artrite reumatoide e doenças autoimunes ou na tireoide.
Quais sintomas podem indicar uma gravidez de risco?
- Durante a gravidez, é frequente surgirem sintomas que provocam desconforto na mulher grávida, como náuseas, enjoo, dificuldade em digerir os alimentos, prisão de ventre, dores nas costas, câimbras ou necessidade de ir muitas vezes ao banheiro, por exemplo. Porém, existem outros sintomas que podem indicar uma gravidez de risco como:
Por que a grávida de alto risco precisa se afastar das suas atividades?
- “No geral, a grávida de alto risco não precisa se afastar das suas atividades até que haja recomendação médica para isso”, ensina Wengrover. E o parto? Tem que ser cesárea?
Qual a maior incidência de mortalidade por gravidez de alto risco?
- Um segundo estudo sinaliza que a maior incidência de mortalidade e morbidade por gravidez de alto risco está diretamente relacionada ao conhecimento inadequado (3) . Neste contexto, o aconselhamento realizado pelos profissionais da saúde são de fundamental importância (3).