:

O que é incisura na artéria uterina esquerda?

Índice:

  1. O que é incisura na artéria uterina esquerda?
  2. O que significa artéria uterina com incisura?
  3. O que significa Incisura diastólica?
  4. O que é incisura diastólica?
  5. Como ocorre o aumento da resistência das artérias uterinas na gestação?
  6. Por que as artérias uterinas são responsáveis pela irrigação do útero?
  7. Qual a resistência ao fluxo sanguíneo nas artérias umbilicais?
  8. Como foi detectada a resistência nas artérias do segundo trimestre?

O que é incisura na artéria uterina esquerda?

A persistência da incisura protodiastólica na artéria uterina representa um estado de alta resistência ao fluxo sanguíneo e parece ser mais útil do que as alterações nos valores dos índices doplervelocimétricos para identificar complicações gestacionais, como restrição do crescimento fetal e pré-eclâmpsia4,5.

O que significa artéria uterina com incisura?

Incisura diastólica das artérias uterinas, no segundo e terceiro trimestres da gestação, está relacionada ao aumento da resistência vascular uteroplacentária. Nestes casos, observa-se maior incidência de proteinúria, hipertensão, RCIU e hipóxia fetal(4).

O que significa Incisura diastólica?

Conclusões: a incisura diastólica nas artérias uterinas maternas é indicador seguro de vasculopatia no leito placentário. A adequada invasão trofoblástica do leito placentário, revelada por histologia típica de alterações fisiológicas, resulta na ausência de incisura diastólica bilateral das artérias uterinas maternas.

O que é incisura diastólica?

A incisura diastólica, que está presente nas artérias uterinas desde o início da gravidez, desaparece ao redor da 20ª semana; eventualmente, pode ser detectada até a 24ª–26ª semana(13).

Como ocorre o aumento da resistência das artérias uterinas na gestação?

  • Entre os principais problemas causados pelo aumento da resistência das artérias uterinas estão a pré-eclâmpsia e a hipertensão gestacional. É muito comum que elas apareçam em mulheres que nunca tiveram um histórico de pressão alta e então passam a ser chamadas de DHEG, ou doença hipertensiva específica da gestação.

Por que as artérias uterinas são responsáveis pela irrigação do útero?

  • Andrea 1 As artérias uterinas são responsáveis pela irrigação sanguínea do útero. 2 O Estudo Doppler feito no século XIX resultou em uma nova ultrassonografia, capaz de avaliar e medir o fluxo sanguíneo no corpo.

Qual a resistência ao fluxo sanguíneo nas artérias umbilicais?

  • A resistência ao fluxo sanguíneo nas artérias umbilicais depende diretamente das condições da circulação útero-placentária. Alterações no desenvolvimento ou do funcionamento dos espaços intervilosos podem em algumas situações provocar alterações no fluxo das artériais umbilicais, onde a resistência ao fluxo sanguíneo torna-se aumentada.

Como foi detectada a resistência nas artérias do segundo trimestre?

  • Foi detectada a resistência na eco do segundo trimestre. Desta gravidez, para prevenir a possibilidade de pré-eclâmpsia, comecei logo a tomar Cartia no início da gravidez. Mesmo assim, na eco do segundo trimestre, descobriu-se novamente resistência nas artérias, desta vez nas duas: alta na esquerda, média na direita.