:

O que é redução da coluna aérea do rinofaringe?

Índice:

  1. O que é redução da coluna aérea do rinofaringe?
  2. O que é coluna aérea adjacente?
  3. O que é o cavum?
  4. O que quer dizer rinofaringe?
  5. Quais os sintomas de quem tem problema de adenoide?
  6. Qual a indicação para a realização da incidência cavum?
  7. Quais são os tipos de câncer de rinofaringe?
  8. Como se dá o diagnóstico da rinofaringite?
  9. Por que a rinofaringite pode afetar crianças?

O que é redução da coluna aérea do rinofaringe?

Pode sugerir um aumento das tonsilas faríngeas - adenóides - que uma vez ocupando parte da passagem posterior entre o nariz e a garganta (= cavum), reduziram o espaço que o ar terá para passar (=redução da coluna aérea).

O que é coluna aérea adjacente?

A coluna aérea, para exemplificar, é um tubo que deve estar livre, para se respirar adequadamente! Nesse tubo, tem a adenoide, que é um órgão normal, principalmente em crianças! Se esse órgão cresce a ponto de obstruir o cavum (tubo), aparecerão sintomas como ronco, agitação noturna, irritabilidade entre outros!

O que é o cavum?

Cavum é a parte que fica entre o nariz e a garganta. É uma parte de nosso trato respiratório. A adenóide é uma estrutura, mais observada em crianças, que quando aumentada pode causar roncos e apnéias, e fica localizada no cavum.

O que quer dizer rinofaringe?

Conjunto das fossas nasais e da faringe.

Quais os sintomas de quem tem problema de adenoide?

Quando este crescimento é exagerado, a adenoide pode preencher toda a nasofaringe, resultando em obstrução da passagem do ar respirado pelo nariz, má qualidade do sono e voz anasalada, além de facilitar a ocorrência de otites.

Qual a indicação para a realização da incidência cavum?

A radiografia de cavum, ainda é o exame por imagem mais usado para a avaliação do tamanho da adenoide. Está indicado para a avaliação de crianças com suspeita de hipertrofia adenoideana, congestão nasal, roncos, respiração bucal.

Quais são os tipos de câncer de rinofaringe?

  • Epidemiologia Carcinoma Nasofaríngeo (CNF)- raro em todo mundo 2,5 homens X 1 mulher Maioria dos tumores de rinofaringe são malignos e de origem epitelial 15 a 20% dos indivíduos acometidos são menores de 30a Incidência e tipo histológico do CNF- interações genéticas, dieta, carcinógenos, vírus, formoaldeído Anatomia Anatomia

Como se dá o diagnóstico da rinofaringite?

  • O diagnóstico da rinofaringite se dá pela conversa com o paciente e identificação dos sintomas citados acima. Um exame clínico será realizado para eliminar outra origem infecciosa, angina ou sinusite, por exemplo, bem como procurar sinais de complicações da rinofaringite.

Por que a rinofaringite pode afetar crianças?

  • A rinofaringite, popularmente conhecida como resfriado, é uma doença muito comum em crianças, mas que também pode afetar os adultos. Trata-se de inflamação das mucosas do nariz e da garganta e é sempre causada por um vírus. Benigna, essa condição...