:

O que é necessário para entrar em recuperação judicial?

Índice:

  1. O que é necessário para entrar em recuperação judicial?
  2. Qual é o prazo de pagamento dos credores arrolados na recuperação judicial?
  3. Como fica o pagamento dos funcionários na recuperação judicial?
  4. É possível executar empresa em recuperação judicial?
  5. Como a empresa recorre à recuperação judicial?
  6. Será que a empresa tem direito à recuperação?
  7. Quando está prevista a recuperação judicial?
  8. Qual o valor do empregado durante a recuperação judicial?

O que é necessário para entrar em recuperação judicial?

4 – O que é feito durante a recuperação judicial? Durante a recuperação judicial, a empresa deve cumprir o estabelecido no plano. Enquanto isso, as operações da empresa seguem normalmente. A empresa precisa apresentar um balanço mensal para prestar contas ao juiz e aos credores sobre o andamento da empresa.

Qual é o prazo de pagamento dos credores arrolados na recuperação judicial?

entre 18 e 24 meses Em razão da necessidade de recomposição do capital de giro das empresas e, também, do pagamento dos créditos trabalhistas, as parcelas devidas aos demais credores tem início, na maioria deles, entre 18 e 24 meses após a data da concessão da recuperação judicial.

Como fica o pagamento dos funcionários na recuperação judicial?

A empresa não pode atrasar os salários referentes ao período em que o trabalhador continua trabalhando, durante a recuperação judicial. Porém, permite que o valor seja reduzido se existir um acordo. Mas, o pagamento dos décimos terceiros podem ser realizados em até um ano.

É possível executar empresa em recuperação judicial?

O juízo da 5ª vara do Trabalho de São Paulo concluiu que, embora a empresa esteja em recuperação judicial, "é perfeitamente possível a desconsideração da sua personalidade jurídica, sendo competente a Justiça do Trabalho para a execução dos créditos trabalhistas em face dos sócios/ titulares da empresa".

Como a empresa recorre à recuperação judicial?

  • "A empresa, quando está com uma crise, recorre à recuperação judicial como uma forma de prorrogar seus prazos de pagamento e, com isso, sair de uma situação indesejável", salienta.

Será que a empresa tem direito à recuperação?

  • Uma vez que a empresa ingressa na justiça solicitando recuperação, caberá ao órgão do judiciário avaliar se, de fato, ela tem direito a esse benefício. Preliminarmente, é verificado se a empresa preenche os pré-requisitos indispensáveis para fazer jus à recuperação.

Quando está prevista a recuperação judicial?

  • A recuperação judicial está prevista no capítulo três da chamada “Lei de Falências e Recuperação de Empresas – LFRE (Lei nº 11.101, de 9 de fevereiro de 2005). “Art. 47.

Qual o valor do empregado durante a recuperação judicial?

  • Aqueles referentes ao período em que o empregado continua trabalhado na empresa durante a recuperação judicial devem ser pagos normalmente. Apenas, permite-se que o seu valor seja reduzido mediante acordo ou convenção coletiva.