Como acontece o câncer de colo de útero?
Índice:
- Como acontece o câncer de colo de útero?
- Quando o câncer de útero não tem mais jeito?
- Quais os sintomas de câncer de útero avançado?
- Quais são os sintomas de útero baixo?
- O que pode ser tremor no útero?
- Quais os tipos de câncer de colo de útero?
- Quais são os estágios do câncer de colo de útero?
- Quando o colo do útero é aberto durante a gravidez?
- Por que o útero abaixar muito?
- Qual o tamanho do útero durante a gestação?
- Qual o tratamento para o colo do útero fechado?
Como acontece o câncer de colo de útero?
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença.
Quando o câncer de útero não tem mais jeito?
Este é um sentimento muito comum para a maioria das mulheres que tiveram câncer de colo do útero. Em outras pacientes, o câncer pode não desaparecer completamente. Essas pacientes continuarão realizando tratamentos regulares com quimioterapia, radioterapia ou outras terapias para tentar manter a doença sob controle.
Quais os sintomas de câncer de útero avançado?
Em estágios mais avançados ou quando já acometeu outras regiões, a doença pode causar:
- Sangramento vaginal anormal;
- Sangramento e dor após a relação sexual;
- Menstruação mais longa que o comum;
- Dor abdominal;
- Secreção vaginal anormal, acompanhada ou não de sangue.
Quais são os sintomas de útero baixo?
Sintomas do útero baixo
- Dificuldade para urinar ou defecar;
- Dificuldade para caminhar;
- Dor durante a relação sexual;
- Proeminência da vagina;
- Corrimento frequente;
- Sensação de que algo está saindo pela vagina.
O que pode ser tremor no útero?
Os movimentos da barriga podem ser de diversas origens e não somente por conta de uma gestação em andamento. Quando há gravidez inicial, esses tremores também podem ser efeito da distensão uterina. Quando útero começa a esticar devido à evolução da gravidez, podem provocar sintomas semelhantes às mexidas do bebê.
Quais os tipos de câncer de colo de útero?
Há dois tipos principais de câncer de colo do útero: os carcinomas de células escamosas, que representam entre 80% e 90% dos casos, e os adenocarcinomas, de 10% a 20% do total. Em seus estágios iniciais, o câncer de colo do útero geralmente não apresenta sintomas, estes só aparecem nos casos mais avançados.
Quais são os estágios do câncer de colo de útero?
No estágio I, o câncer está restrito ao colo uterino. No estágio II, a doença atinge além do colo uterino, mas não afeta a parede pélvica ou o terço inferior da vagina. No estágio III, a doença atinge a parede pélvica ou o terço inferior da vagina.
Quando o colo do útero é aberto durante a gravidez?
- No final da gravidez, para que o bebê possa sair para o exterior. Quando o colo do útero se encontra aberto durante a gestação, existe um maior risco de aborto ou parto prematuro e, dessa forma, é importante que durante as consultas de pré-natal com o obstetra, seja avaliada a dilatação do colo uterino.
Por que o útero abaixar muito?
- No entanto, se o útero abaixar muito, pode fazer pressão em outros órgãos, como vagina, reto, ovário ou bexiga, causando sintomas como corrimento excessivo, constipação intestinal, dificuldade para andar, aumento da frequência urinária e até mesmo aborto.
Qual o tamanho do útero durante a gestação?
- Isso possibilita o desenvolvimento saudável da criança ao longo de toda a gestação. Nesse período o útero poderá medir entre seis e nove centímetros de comprimento e três centímetros de profundidade. Quando o parto se aproxima, o útero começa então a se modificar para facilitar o nascimento do bebê.
Qual o tratamento para o colo do útero fechado?
- Nas mulheres que já estão na menopausa, apesar nos sintomas serem raros, pode ocorrer dor abdominal, ou haver a presença de caroços (nódulos) na região pélvica. O tratamento para o colo do útero fechado depende de vários fatores, que incluem a idade da paciente, se planeia ou não ter filhos, e os sintomas presentes.