:

O que quer dizer núcleo reagente no exame FAN?

Índice:

  1. O que quer dizer núcleo reagente no exame FAN?
  2. O que pode causar FAN positivo?
  3. Como é feito o exame de fan?
  4. Quais são os exemplos de fan?
  5. Quais são os resultados do fan?

O que quer dizer núcleo reagente no exame FAN?

Se o FAN vem positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus. Já se o padrão da fluorescência estiver no núcleo com aspecto “pontilhado fino denso”, temos mais provavelmente uma pessoa saudável.

O que pode causar FAN positivo?

As doenças mais associadas com fator antinuclear positivo são as doenças autoimunes sistêmicas, como o Lúpus e a Esclerodermia (esclerose sistêmica). O FAN pode ser positivo também em doenças autoimunes restritas a alguns órgãos, como tireoidite de Hashimoto e hepatite auto-imune.

Como é feito o exame de fan?

  • O exame de FAN é feito com amostras de sangue do paciente suspeito de ter uma doença autoimune. No laboratório conseguimos identificar todos os anticorpos circulantes no sangue através da adição de um corante fluorescente ao sangue.

Quais são os exemplos de fan?

  • Título: 1/640. Padrão: citoplasmático pontilhado reticulado. Os dois exemplos acima são de um FAN reagente. O primeiro em títulos baixos, com o núcleo sendo corado com finos pontos fluorescentes. Este primeiro exemplo não necessariamente indica a presença de alguma doença autoimune.

Quais são os resultados do fan?

  • Valores maiores ou iguais a 1/320 são muito relevantes e indicam doença autoimune em mais de 97% dos casos. A partir de agora, você já pode ter uma ideia dos resultados do FAN. Vamos citar alguns exemplos: FAN (Hep2): Reagente. Título: 1/80. Padrão: nuclear pontilhado fino.