:

O que é inflamação pulpar?

Índice:

  1. O que é inflamação pulpar?
  2. O que quer dizer Nodulo pulpar?
  3. Qual o problema de uma inflamação pulpar?
  4. O que causa Nodulo pulpar?
  5. Como é o processo inflamatório pulpar?
  6. Quais são os principais estímulos lesivos que causam a inflamação pulpar?
  7. Como remover Nodulo pulpar?
  8. Qual o aspecto radiográfico de um nódulo pulpar?
  9. Como saber se o nervo do dente está inflamado?
  10. Quais as características das inflamações pulpares agudas?

O que é inflamação pulpar?

A pulpite (dente inflamado) é uma inflamação dolorosa da polpa dentária que é a parte mais interna no dente, onde se localizam os vasos sanguíneos e os nervos responsáveis pela vitalidade do dente.

O que quer dizer Nodulo pulpar?

Resumo: Os nódulos pulpares são estruturas mineralizadas que se formam no interior da polpa de dentes permanentes e decíduos, em diversas situações clínicas. A formação dessas estruturas pode inviabilizar o tratamento endodôntico.

Qual o problema de uma inflamação pulpar?

“A inflamação pulpar ocorre quando o dente sofre algum tipo de agressão, levando a uma vasodilatação da polpa”, explica ela. Por isso, o quadro, se não tratado corretamente, pode causar risco maiores ao paciente.

O que causa Nodulo pulpar?

Alguns estudos apontam a cárie dentária como um dos possíveis fatores de formação de nódulos pulpares, pois o processo carioso induz a formação de dentina terciária, para que esta possa proteger a polpa dentária dos produtos tóxicos produzidos pelas bactérias cariogênicas.

Como é o processo inflamatório pulpar?

Em virtude de a polpa dental estar circundada por paredes dentinárias rígidas, quando ocorrem a inflamação pulpar e, consequentemente, o aumento de volume desse tecido, há a compressão de fibras nervosas, gerando dor.

Quais são os principais estímulos lesivos que causam a inflamação pulpar?

A pulpite é a inflamação da polpa do dente, que é um tecido com vários nervos e vasos sanguíneos situados no interior dos dentes, causando dor intensa e que piora na presença de estímulos, como mastigação ou ingestão de bebidas e alimentos quentes ou frios.

Como remover Nodulo pulpar?

Remoção de Nódulos Pulpares Passo a Passo

  1. Depois de acessar a câmara pulpar usando o instrumento de alta rotação, coloque a inserto ultrassônico em contato direto com o nódulo pulpar.
  2. Inicie a remoção usando movimentos diretos e contínuos sobre o nódulo pulpar (procedimento seco – não irrigar).

Qual o aspecto radiográfico de um nódulo pulpar?

O tipo mais comum de calcificação da polpa dental é o nódulo pulpar, mostra-se radiograficamente como uma radiopacidade/hiperdensidade no interior da câmara pulpar e/ou conduto radicular.

Como saber se o nervo do dente está inflamado?

Além disso, outros sinais como sensibilidade nos dentes, dificuldade ao abrir a boca ou mastigar, dente escurecido, vermelhidão e inchaço nos gânglios do pescoço também indicam uma inflamação na polpa dentária.

Quais as características das inflamações pulpares agudas?

Na pulpite aguda irreversível é comum o paciente afirmar que a dor fica mais intensa à noite. Isso ocorre pelo fato de, ao deitar-se, a pressão interna pulpar aumentar; como o tecido se encontra inflamado, a dor é exacerbada.