O que é provisionamento férias?
Índice:
- O que é provisionamento férias?
- Como contabilizar provisão de férias?
- Como fazer provisão de décimo terceiro?
- Quais são as provisões de férias?
- Qual a provisão para pagamento de férias?
- Por que fazer o provisionamento?
- Qual a contabilidade da provisão de férias?
O que é provisionamento férias?
A provisão de férias é a estimativa de gastos da empresa com o período aquisitivo dos funcionários. Trata-se de um débito mensal que vai custear os direitos dos trabalhadores, incluindo o pagamento de impostos.
Como contabilizar provisão de férias?
O Cálculo é feito com base no número de dias de férias a que já tiver direito cada empregado, e na respectiva remuneração, na data do balanço, acrescentando-se os encargos de INSS e FGTS. O Valor apurado deverá corresponder ao saldo da provisão na data do balanço.
Como fazer provisão de décimo terceiro?
A provisão para o pagamento do 13º salário é calculada na base de 1/12 da remuneração dos empregados que tiverem trabalhado no mínimo quinze dias no mês, cabendo ajuste do valor provisionado nos meses anteriores em virtude de reajustes salariais, acrescidos dos encargos sociais cujo ônus cabe à empresa.
Quais são as provisões de férias?
- Já as provisões de férias, como o próprio nome indica, são estimativas de gastos com as férias dos empregados. Elas devem ser contabilizadas mensalmente, pelo valor referente a 1/12 (um doze avos) da remuneração de cada funcionário, e devem atender ao princípio da competência.
Qual a provisão para pagamento de férias?
- PROVISÃO PARA FÉRIAS A provisão para pagamento de férias dos empregados deve ser contabilizada em obediência ao princípio de competência. CONTABILIZAÇÃO O montante da provisão para pagamento de remuneração de férias e dos encargos sociais incidentes sobre referida remuneração será debitado em conta de custos ou despesas operacionais.
Por que fazer o provisionamento?
- Provisões para exigibilidades, como provisões para gratificações e empregados, provisão para 13º e encargos, provisão para férias e encargos, provisão para imposto de renda e provisão para contingências. Por que fazer o provisionamento? Para contar com uma contabilidade transparente, o provisionamento se revela fundamental.
Qual a contabilidade da provisão de férias?
- Contabilização da provisão de férias. Em regra, levando-se em conta as obrigações fiscais, se uma empresa apura os seus resultados trimestralmente — seja por meio de balanços ou balancetes —, o registro das despesas com férias e seus respectivos encargos sociais pode ser feita trimestral ou mensalmente.