O que é surdez induzida por infecções?
Índice:
- O que é surdez induzida por infecções?
- O que pode levar à surdez?
- Quais os tipos de surdez estabelecidas pela medicina atual?
- Qual a causa da perda auditiva neurossensorial?
- Qual o tratamento adequado para a perda auditiva bilateral?
- Qual a causa da perda neurossensorial?
- Qual a intensidade da perda auditiva?
O que é surdez induzida por infecções?
Surdez induzida por infecções Em geral, esse tipo de perda auditiva costuma ser temporária e desaparece depois do tratamento. Além de infecções nos próprios ouvidos, algumas doenças fúngicas, virais ou bacterianas também podem afetar o ouvido interno, médio ou externo, provocando diferentes danos à audição.
O que pode levar à surdez?
A principal causa da surdez adquirida é o envelhecimento do organismo associado a uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida. Tudo isso provoca alterações no ouvido interno, onde as ondas sonoras são convertidas em impulsos nervosos que são enviados para o cérebro.
Quais os tipos de surdez estabelecidas pela medicina atual?
Surdez neurossensorial: causada no ouvido interno e/ou vias nervosas. Pode ser progressiva e geralmente é permanente. Surdez mista: causada tanto no ouvido externo e/ou médio, quanto no interno. Há uma combinação entre perda auditiva condutiva e neurossensorial.
Qual a causa da perda auditiva neurossensorial?
- Conforme vimos, a perda auditiva neurossensorial tem como principal causa o envelhecimento natural. Por esse motivo, é importante conhecer e ficar atento aos sintomas de deficiência auditiva para buscar ajuda especializada o mais breve possível, a fim de garantir um bom tratamento e melhoria da qualidade de vida.
Qual o tratamento adequado para a perda auditiva bilateral?
- Em alguns casos de perda auditiva bilateral, é recomendável tanto uma cirurgia como o uso de aparelho auditivo. Se você tem perda auditiva em um ouvido, conhecido como perda auditiva unilateral (surdez unilateral), e acha que tem perda auditiva bilateral, é aconselhável contatar seu médico ou um audiólogo.
Qual a causa da perda neurossensorial?
- A principal causa da perda neurossensorial é a degeneração da idade em idosos, associada a doenças, como hipertensão e diabetes. Nesses casos, o dano causado às estruturas da orelha interna é irreversível e, geralmente, não responde a medicamentos. Para a maioria desses casos, a melhor opção terapêutica é o uso de aparelhos auditivos.
Qual a intensidade da perda auditiva?
- E mais: a perda auditiva pode ser sensorial quando o ouvido interno é afetado (cóclea ou células ciliadas), ou neural, se a lesão for no nervo auditivo. A intensidade do problema pode variar de leve a profunda, conforme a seriedade do dano nas estruturas.