Como era o método de ensino dos jesuítas?
Índice:
- Como era o método de ensino dos jesuítas?
- Quais as três modalidades do ensino jesuítico?
- Quais são as principais características da educação jesuíta?
- O que é o método Ratio Studiorum?
- Qual o tipo de ensino era proposto por meio da Ratio Studiorum?
Como era o método de ensino dos jesuítas?
O método de ensino utilizado pelos jesuítas era principalmente expositivo, livresco, com pouco ou nenhum sentido prático. O cul- tivo da língua nativa e das Humanidades contrastava com o, nem sempre, ajustado, mas inevitável Latim.
Quais as três modalidades do ensino jesuítico?
Denominava a administração dividida em províncias com a supervisão de um provincial que cuidava das casas e colégios de ordem daquela localidade, os estudos eram organizados em três modalidades de currículo: Teológico, durava quatro anos abrangendo a teologia escolástica e moral, a filosofia, perdura por três anos ...
Quais são as principais características da educação jesuíta?
A instrução era feita por meio do estudo da leitura, da apresentação e da interpretação da palavra divina, pois assim se poderia compreender melhor o mundo supostamente desconhecido pelos nativos. Os jesuítas perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.
O que é o método Ratio Studiorum?
Ratio Studiorum é uma espécie de coletânea privada, fundamentada em experiências acontecidas no Colégio Romano e adicionada a observações pedagógicas de diversos outros colégios, que busca instruir rapidamente todo jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e as obrigações do seu cargo.
Qual o tipo de ensino era proposto por meio da Ratio Studiorum?
Assim, uma de suas primeiras ações foi começar uma “escola de ler e escrever” e ele elaborou um plano de estudos que tinha duas etapas: a primeira priorizava o ensino de português, da doutrina cristã e a alfabetização. ...