:

O que significa retido pela alfândega?

Índice:

  1. O que significa retido pela alfândega?
  2. Quais mercadorias podem ser retidas pela alfândega?
  3. Qual a origem da encomenda na alfândega?
  4. Qual a sequência do seu pacote de Alfândega?
  5. Como é cobrado o imposto sobre a Alfândega?

O que significa retido pela alfândega?

Quem está importando pela primeira vez, vai levar um baita susto, pois aqui no Brasil, entendemos a expressão RETIDO PELA ALFÂNDEGA como a APREENSÃO de uma encomenda, ou seja, que a importação não foi autorizada pela alfândega.

Quais mercadorias podem ser retidas pela alfândega?

  • Sendo isentas tais mercadorias não podem (em tese) ser retidas pela Alfândega (ou aduana). Existe uma lista exemplificativa de algumas mercadorias que se enquadram no conceito: UM APARELHO CELULAR, RELÓGIO e CÂMERA FOTOGRÁFICA (entre outros, a lista é exemplificativa)

Qual a origem da encomenda na alfândega?

  • Este cenário é mais comum do que pensa e pode acontecer por vários motivos, entre eles, o país de origem da encomenda, o preço pago e a ilegalidade do artigo comprado. A primeira triagem que é feita na alfândega tem em consideração a origem da encomenda.

Qual a sequência do seu pacote de Alfândega?

  • Você deverá procurar uma sequência composta por duas letras, seguidas de nove números e mais duas letras. Se o seu pacote for taxado ao passar pela Alfândega, você receberá um comunicado em seu endereço informando o valor que deverá pagar e a agência dos Correios onde deverá retirar o produto importado.

Como é cobrado o imposto sobre a Alfândega?

  • Para compras de até US$ 3.000, é cobrado um imposto simplificado de 60% sobre o valor total da compra (incluindo frete e seguro, se houver). Acima deste valor, tributos federais como PIS, Cofins e IPI são cobrados separadamente e variam conforme a classificação dos produtos. Quando um pacote passa pela alfândega?