O que quer dizer presença de células metaplásicas?
Índice:
- O que quer dizer presença de células metaplásicas?
- Qual a relevância das células endocervicais?
- Qual a diferença entre células endocervicais e Testes citológicos?
- Quando ocorre a metaplasia?
- Qual a diferença entre o endocervix e o exocervix?
O que quer dizer presença de células metaplásicas?
O termo metaplasia significa que a célula original do órgão em questão ( no caso o colo do útero) está sofrendo alterações para proteger-se de uma possível agressão crônica ao órgão.
Qual a relevância das células endocervicais?
- Portanto, as células endocervicais têm uma relevância que não se limita ao puramente biológico, uma vez que elas também têm um valor médico. Em outras palavras, essas células são avaliadas por especialistas com métodos diagnósticos avançados que determinam se a mulher tem problemas de saúde.
Qual a diferença entre células endocervicais e Testes citológicos?
- Células endocervicais e testes citológicos Deve-se notar, no entanto, que a presença de células endocervicais não indica por si só que existe algum distúrbio; O que sai na análise do tecido, além dessas células, é ativar os alarmes: bactérias, vírus e células com aparência ou quantidades anormais.
Quando ocorre a metaplasia?
- A metaplasia corresponde a um processo normal de proteção e que pode acontecer em certos períodos da vida da mulher, como na puberdade ou na gravidez, quando há maior acidez vaginal, ou quando ocorrem inflamações ou irritações causada pela candidíase, vaginose bacteriana ou alergias, por exemplo.
Qual a diferença entre o endocervix e o exocervix?
- Por outro lado, tanto o endocervix quanto o ectocervix têm diferenças em vez de terminologia, porque diferem basicamente nos tipos de células que contêm. Embora existam células glandulares no endocervix, as células escamosas estão presentes no exocervix.