O que é linfonodos axilares na mama?
Índice:
- O que é linfonodos axilares na mama?
- O que significa a palavra linfonodo?
- Qual a função do linfonodo nas axilas?
- Como funcionam os linfonodos?
- Quais são os linfonodos do peitoral?
- Qual o diâmetro dos linfonodos normais?
O que é linfonodos axilares na mama?
A maior parte dos vasos linfáticos da mama leva aos linfonodos localizados nas axilas, chamados de gânglios axilares. Quando uma mulher apresenta um tumor nas mamas e as células cancerígenas atingem esses gânglios, aumenta o risco da doença se espalhar para outros órgãos, causando as metástases.
O que significa a palavra linfonodo?
Os linfonodos (gânglios linfáticos) são pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas. Eles contêm células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções atacando e destruindo germes que são transportados pelo líquido linfático. Existem centenas de gânglios linfáticos em todo o corpo.
Qual a função do linfonodo nas axilas?
- Isto ocorre, por exemplo, quando há alguma infecção ou ferida e o linfonodo tem que trabalhar em excesso para a proteção, provocando um aumento de tamanho. Os linfonodos axilares são pequenas estruturas que ficam localizadas nas axilas e possuem a função de filtrar a linfa.
Como funcionam os linfonodos?
- Possuímos vários linfonodos, por exemplo, a linfa que percorre os dedos sobe em direção ao tórax e no percurso se junta com a linfa do braço. Através dos vasos linfáticos estas linfas chegam até os gânglios do cotovelo ou da axila, onde serão filtradas e devolvidas à circulação.
Quais são os linfonodos do peitoral?
- Eles também são conhecidos como grupo peitoral. Podem se localizar na borda inferior do músculo peitoral menor e na borda superior do músculo peitoral maior. Geralmente são 4-5 linfonodos grandes e drenam a linfa da região anterolateral da parede abdominal superior até o nível do umbigo, bem como os quadrante laterais das mamas.
Qual o diâmetro dos linfonodos normais?
- Linfonodos normais têm menos de 1cm de diâmetro e consistência elástica; são indolores à palpação e móveis em relação às estruturas adjacentes. Alterações desse padrão podem sugerir causas de linfadenopatia.