:

O que significa a presença de leucócitos na urina?

Índice:

  1. O que significa a presença de leucócitos na urina?
  2. Qual valor é considerado infecção urinária?
  3. Quais são os valores de leucócitos?
  4. Por que os leucócitos são perigosos?
  5. Quando ocorre a infecção do trato urinário?
  6. Qual é o diagnóstico de infecção urinária?

O que significa a presença de leucócitos na urina?

A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.

Qual valor é considerado infecção urinária?

O número de leucócitos, nas uroculturas positivas para infecção do trato urinário (ITU), foi de 22% para 10.000/mL. Estudos mostram que o número de leucócitos é considerado anormal somente acima de 10.000/mL, sugerindo ITU.

Quais são os valores de leucócitos?

  • Como também são células, os leucócitos podem ser contados na sedimentoscopia. Valores normais estão abaixo dos 10.000 células por mL ou 5 células por campo. Alguns dipsticks apresentam um quadradinho para detecção de leucócitos, normalmente o resultado vem descrito como “esterase leucocitária”. O normal é estar negativo.

Por que os leucócitos são perigosos?

  • Tal como viu acima os leucócitos são os glóbulos brancos e sem eles as coisas ficam um pouco perigosas pois não temos “quem nos defenda” das infeções, e isso traz alguns problemas de saúde com os quais temos de ter o máximo cuidado.

Quando ocorre a infecção do trato urinário?

  • Durante a infecção do trato urinário, por exemplo, ocorre um processo inflamatório que tem por objetivo destruir o agente agressor.

Qual é o diagnóstico de infecção urinária?

  • Embora o diagnóstico de infecção urinária seja basicamente definido pela avaliação clínica, pode ser necessário em alguns casos, a coleta de urocultura com antibiograma, para determinar a bactéria e o perfil de sensibilidade aos antibióticos.