:

O que fala o livro Emília no País da Gramática?

Índice:

  1. O que fala o livro Emília no País da Gramática?
  2. Quem são os personagens do livro Emília no País da Gramática?
  3. Quem é o autor de Emília no País da Gramática?
  4. Quais são as cidades do País da Gramática?
  5. Quem é o personagem que conduz Emília e os demais pelas terras do País da Gramática?
  6. Qual é o texto da Emília?
  7. Por que o País da Gramática se chama Portugália?
  8. Qual é a característica do Pedrinho?
  9. Qual a gramática da língua portuguesa?
  10. Qual é o conceito da gramática?
  11. Qual a origem da gramática tradicional?
  12. Por que a gramática normativa é o “certo”?

O que fala o livro Emília no País da Gramática?

Este livro conta a viagem que Pedrinho, Narizinho, Visconde, Quindim e Emília fazem até o País da Gramática. Lá eles aprendem a língua portuguesa de um jeito muito divertido, usando a imaginação e a criatividade.

Quem são os personagens do livro Emília no País da Gramática?

Os personagens-neto – Narizinho e Pedrinho –, os personagens-antropomórficos – Emília, Visconde e Palavras Personificadas e o personagem-intermediário – Quindim (o rinoceronte que fala) – participam das aventuras ao país da Gramática, viagem esta idealizada por Emília, o alter ego lobatino em versão infantil.

Quem é o autor de Emília no País da Gramática?

Monteiro Lobato Emília no País da Gramática/Autores

Quais são as cidades do País da Gramática?

O rinoceronte olhou, olhou e disse: — São as cidades do País da Gramática. A que está mais perto chama-se Portugália, e é onde moram as palavras da língua portuguesa. Aquela bem lá adiante é Anglópolis, a cidade das palavras inglesas.

Quem é o personagem que conduz Emília e os demais pelas terras do País da Gramática?

Ele representa a língua como um país e leva para lá alguns personagens do Sítio, montados no rinoceronte, com o objetivo de conhecerem esse tal país imaginário. O personagem que conduz os outros nesta aventura é o paciente paquiderme Quindim.

Qual é o texto da Emília?

De uma caixa de costura Pano, linha e agulha Nasceu uma menina valente Emília, a boneca-gente. Nos primeiros momentos de vida Era toda desengonçada, Ficar em pé não podia, Caía, não conseguia nada... Mas a partir do momento Que aprendeu a andar Emília tomou uma pílula E tagarelou, tagarelou a falar.

Por que o País da Gramática se chama Portugália?

Todo o grupo passeia por Portugália, cidade onde moravam todas as palavras da língua portuguesa, por lá encontraram palavras denominadas como "arcaicas": ... Os gramáticos classificam essas palavras de Arcaísmos.

Qual é a característica do Pedrinho?

Pedrinho, é primo de Narizinho e neto de Dona Benta. Seu nome é Pedro Encerrabodes de Oliveira. É um menino bastante corajoso (seu único medo é de marimbondo) aventureiro, namorador, esperto e tem espírito de líder.

Qual a gramática da língua portuguesa?

  • A língua portuguesa, por exemplo, é uma língua românica flexiva (isto é, tende a recorrer à flexão para expressar relações gramaticais por meio de afixos) cuja gramática é similar à das restantes línguas latinas. De todas essas citadas, é a gramática normativa que as pessoas mais conhecem e estudam na fase escolar.

Qual é o conceito da gramática?

  • O conceito provém do termo latim grammatĭca e faz referência, por outro lado, à arte de falar e escrever uma língua de forma correcta. A gramática é portanto o conjunto de regras e princípios que regem o uso de uma linguagem determinada (cada linguagem tem a sua própria gramática). Enquanto ciência, faz parte da linguística.

Qual a origem da gramática tradicional?

  • Portanto, os conceitos de gramaticalidade/agramaticalidade não recobrem de forma alguma os conceitos de certo/errado da Gramática Tradicional. As primeiras gramáticas sistemáticas se originaram na Idade do Ferro na Índia, com Yaska (VI a.C.), Pāṇini (IV a.C.) e seus comentadores Pingala (200 a.C.), Katyayana, e Patânjali (II a.C).

Por que a gramática normativa é o “certo”?

  • A gramática normativa é reconhecida como a expressão mais correta da língua, por isso é extremamente valorizada como a “boa linguagem”. Assim, a pessoa que domina a norma culta é considerada uma boa falante, e a sua produção textual é mais valorizada por esse motivo. A gramática normativa é o “certo”?