Como funciona a Pirâmide de Bird?
Índice:
- Como funciona a Pirâmide de Bird?
- O que é a Pirâmide de Bird?
- Para que serve a Pirâmide de Bird?
- Como as empresas usam a Pirâmide de Bird?
- Qual é a teoria de Frank Bird?
- Qual a função da pirâmide de heiderich?
- O que é a teoria do iceberg proposta por Heinrich?
- Qual a importância da pirâmide de Bird?
- Quem foi o idealizador da pirâmide de Bird?
- Quais são os incidentes amenos da pirâmide de Bird?
- Qual a sua metodologia piramidal?
Como funciona a Pirâmide de Bird?
De 19 o engenheiro Frank Brird analisou cerca de 90 mil acidentes (de trabalho). A proporção da Pirâmide de Bird ficou a seguinte proporção, 1-100-500. Ou seja, para cada 1 lesão séria haveria 100 lesões menores e 500 acidentes sem lesões, mas com perdas patrimoniais.
O que é a Pirâmide de Bird?
A Pirâmide de Bird surgiu nos Estados Unidos, na década de 60, quando o engenheiro Frank Bird desenvolveu um importante estudo para mensurar e qualificar os riscos laborais. Esse profissional avaliou quase dois milhões de acidentes em 297 companhias norte-americanas nesse período.
Para que serve a Pirâmide de Bird?
A Pirâmide de Bird, portanto, é um excelente instrumento de aprendizagem para as observações científicas das relações entre os acidentes nos ambientes profissionais e suas causas. Com a adoção dessa estratégia, aquelas ocorrências aparentemente bobas e sem muitas consequências nunca mais ficarão de lado.
Como as empresas usam a Pirâmide de Bird?
A proporção da Pirâmide de Bird 1:10:30 – a cada acidente sério, existem 10 acidentes menores e 30 com danos materiais; 1:10:30:600 – para cada acidente sério, há 10 acidentes menores, 30 com danos materiais à propriedade e 600 acidentes menores ou quase-acidentes.
Qual é a teoria de Frank Bird?
A Teoria de Bird retrata as estatísticas e as relações entre tipos de acidentes e incidentes que ocorrem no ambiente de trabalho, ajudando não apenas no que diz respeito ao registro das ocorrências, mas no gerenciamento dos fatores de risco que acometem os colaboradores e influenciam nos acidentes e no desenvolvimento ...
Qual a função da pirâmide de heiderich?
Em sua pirâmide de desvios, Heinrich relaciona o erro humano como um dos principais fatores para os acidentes de trabalho. Sendo assim, o ponto de partida para reduzir a ocorrência de acidentes consiste em encontrar medidas de prevenção para acabar com as lesões de trabalho.
O que é a teoria do iceberg proposta por Heinrich?
A figura 1 mostra o icebergue de Heinrich, a qual permite verificar que o acidente de trabalho custa sempre mais à empresa do que o total das indemnizações pagas ao sinistrado pela seguradora. A parte visível do iceberg corresponde aos custos identificados e a parte invisível aos custos não identificados.
Qual a importância da pirâmide de Bird?
- Outra noção muito importante a respeito da Pirâmide de Bird é que cada instituição tem de construir a sua própria. Isso porque o grau de periculosidade está intimamente ligado ao tipo de atividade desempenhada. Assim, a equivalência de Bird não se repete sistematicamente em todas as companhias.
Quem foi o idealizador da pirâmide de Bird?
- Pirâmide de Bird – Seu idealizador Frank Bird, foi contratado pela Companhia Siderúrgica Lukens de Coatesville, Pennsylvania, no período de 1950-1968, onde foi o gestor dos programas de segurança e saúde.
Quais são os incidentes amenos da pirâmide de Bird?
- 600: incidentes amenos. O mais importante da Pirâmide de Bird não são os números, mas seus ensinamentos. Isso porque a investigação envolveu uma quantidade limitada de profissionais, além de ter sido realizada há 50 anos. De lá para cá, muita coisa mudou, não é mesmo?
Qual a sua metodologia piramidal?
- Bird, quando realizou a série de entrevistas sobre essas eventualidades e formulou sua metodologia piramidal, inspirou-se em outra teoria, a Relação de Heinrich. Essa corrente, por sua vez, já tinha levantado dados estáticos sobre contratempos industriais na década de 30.