:

O que pode causar um pneumotórax?

Índice:

  1. O que pode causar um pneumotórax?
  2. O que pode causar pneumotórax espontaneo?
  3. O que ocorre com a pressão pleural em um pneumotórax?
  4. Quais os tipos de pneumotórax?
  5. O que é um pneumotórax aberto?
  6. Como se faz uma pneumotórax?
  7. O que é pneumotórax simples?
  8. Qual a fisiologia do pneumotórax?
  9. Quais os sintomas de Pneumotorax hipertensivo?
  10. O que é pneumotórax e quais são os seus tipos?
  11. Qual o tratamento adequado para o pneumotórax?
  12. Qual o fator de risco do pneumotórax espontâneo?
  13. Como fazer o diagnóstico de acidente com perfuração do tórax?
  14. Quais são as consequências da perfuração do tórax?

O que pode causar um pneumotórax?

O pneumotórax é caracterizado pelo acúmulo anormal de ar entre o pulmão e a membrana interna do tórax, conhecida como pleura. Ele pode se desenvolver como consequência da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), conjunto de doenças que atrapalham o fluxo de ar para os pulmões.

O que pode causar pneumotórax espontaneo?

O pneumotórax é uma urgência médica relativamente comum, que é causada pela entrada de ar dentro da pleura, a membrana que recobre os pulmões. O pneumotórax pode ocorrer espontaneamente em pessoas saudáveis, mas ele é mais comum após traumas torácicos, em fumantes ou em pessoas com doenças pulmonares.

O que ocorre com a pressão pleural em um pneumotórax?

No pneumotórax, o ar de fora do tórax ou do próprio pulmão entra no espaço pleural através dos planos do tecido mediastinal ou através de perfuração pleural direta. A pressão intrapleural aumenta, e o volume pulmonar diminui.

Quais os tipos de pneumotórax?

O pneumotórax pode ser classificado em pneumotórax espontâneo (primário e secundário) e adquirido (traumático). O espontâneo é a forma mais comum, quando tem etiologia primária é causado pela ruptura das bolhas apicais da superfície pulmonar, já o secundário ocorre em pacientes com pneumopatias subjacentes.

O que é um pneumotórax aberto?

Pneumotórax aberto é o pneumotórax com uma abertura pérvia na parede do tórax; quando a abertura é grande o bastante, a mecânica respiratória é prejudicada.

Como se faz uma pneumotórax?

Trata-se de um procedimento cirúrgico em que é inserido um tubo dentro do tórax ligado a um reservatório com água, o dreno de tórax em selo d'água. O ar sai da pleura, percorre o tubo e sai borbulhando no reservatório.

O que é pneumotórax simples?

O pneumotórax é definido como a presença de ar livre na cavidade pleural. É classificado em simples, hipertensivo e aberto. O pneumotórax simples é todo aquele em que não há desvio do mediastino para o lado contra-lateral ao pneumotórax, podendo decorrer tanto de trauma penetrante quanto fechado.

Qual a fisiologia do pneumotórax?

FISIOPATOLOGIA Os pneumotórax levam à alterações respiratórias mais ou menos intensas, dependendo de sua extensão, do mecanismo e da reserva respiratória do paciente. Os pneumotórax pequeno, médio e grande levam à uma diminuição da ventilação, proporcional ao grau de colapso pulmonar.

Quais os sintomas de Pneumotorax hipertensivo?

As características clínicas do Pneumotórax hipertensivo são o desvio da traqueia, a hiper-ressonância do lado afetado, a hipotensão e a dispneia significativa. O Pneumotórax deve ser considerado um diagnóstico diferencial importante em pacientes com dor torácica, especialmente naqueles com doença pulmonar subjacente.

O que é pneumotórax e quais são os seus tipos?

Pneumotórax é a presença de ar entre as duas camadas da pleura (membrana fina, transparente, de duas camadas que reveste os pulmões e o interior da parede torácica), resultando em colapso parcial ou total do pulmão. Os sintomas incluem dificuldade respiratória e dor torácica.

Qual o tratamento adequado para o pneumotórax?

  • O descanso em cama é o tratamento provável para um caso de pneumotórax que envolve apenas uma pequena área do pulmão. Neste caso, o seu médico irá monitorar sua condição regularmente, à medida que o ar absorve do espaço pleural. Serão tomados raios X frequentes para verificar se o seu pulmão se expandiu novamente.

Qual o fator de risco do pneumotórax espontâneo?

  • Por isso, o cigarro é o principal fator de risco para o pneumotórax espontâneo. Cabe ressaltar que o vilão do pneumotórax não é só o cigarro.

Como fazer o diagnóstico de acidente com perfuração do tórax?

  • Para o diagnóstico utiliza-se a radiografia de tórax, popular raio-x, ou tomografia computadorizada para casos que necessitem de maior investigação. Em casos de acidente com perfuração do tórax, o diagnóstico é clínico, baseado na situação do próprio acidente e quadro clínico do doente. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quais são as consequências da perfuração do tórax?

  • Acidentes que causem perfuração do tórax, como facas e armas de fogo também causam entrada de ar de fora para dentro, na região da pleura, e podem levar à morte por compressão do pulmão, exigindo tratamento imediato. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)