:

Quais são as formas de contágio do COVID-19?

Índice:

  1. Quais são as formas de contágio do COVID-19?
  2. Como deve ser feita a limpeza de superfícies para evitar o coronavírus (COVID-19)?
  3. Qual é o tempo de incubação do coronavírus?
  4. Que máscara uma pessoa que suspeita ter COVID-19 deve usar?
  5. Quais são algumas sintomas mais comuns de COVID-19?
  6. Quanto tempo o coronavírus (COVID-19) sobrevive nas superfícies?
  7. Como limpar objetos e utensílios em casa para prevenir COVID-19?
  8. Que cuidados devo ter em casa para evitar a transmissão se eu tiver um caso confirmado de COVID-19 em casa?
  9. Quando devo utilizar uma máscara caseira?
  10. O que é e quem deve ficar em isolamento respiratório domiciliar durante a pandemia da COVID-19?

Quais são as formas de contágio do COVID-19?

– gotículas de saliva;– espirro;– tosse;– catarro;– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como deve ser feita a limpeza de superfícies para evitar o coronavírus (COVID-19)?

A limpeza de superfícies pode ser feita com água e sabão (qualquer sabão de uso comum, como detergentes), álcool a 70% ou hipoclorito (água sanitária) a 0,1%. Deve-se tomar cuidado com aspersão de água sanitária, que é tóxica para mucosas inclusive do trato respiratório. O ideal é que a limpeza seja feita com a máxima frequência possível, no mínimo uma vez ao dia, em qualquer período.

Qual é o tempo de incubação do coronavírus?

O "período de incubação" se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no caso da Covid-19 esse intervalo varia de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias.

Que máscara uma pessoa que suspeita ter COVID-19 deve usar?

Pessoas em isolamento domiciliar devido à COVID-19 e seu cuidador devem preferir a máscara cirúrgica.

Quais são algumas sintomas mais comuns de COVID-19?

– coriza;– tosse;– dor de garganta;– dificuldade para respirar.

Quanto tempo o coronavírus (COVID-19) sobrevive nas superfícies?

Ver resposta completaNão se sabe. Já existem alguns estudos preliminares sobre quanto tempo o vírus que causa a COVID-19 sobrevive na superfície - ele parece se comportar como outros coronavírus. Esses estudos sugerem que os coronavírus (incluindo informações preliminares sobre o vírus que causa a COVID-19) podem persistir nas superfícies por algumas horas. Isso pode variar sob diferentes condições, como o tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente.Caso você suspeite que uma superfície pode estar contaminada, limpe-a com um desinfetante simples para matar o vírus e proteger a si e aos outros. Higienize as mãos com álcool gel a 70% ou água e sabonete. Evite tocar nos olhos, boca ou nariz.

Como limpar objetos e utensílios em casa para prevenir COVID-19?

Produtos de limpeza a base de cloro ou álcool são eficazes para a limpeza da casa. Detergente comum é adequado também para a lavagem de louças.Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Deve-se evitar compartilhar objetos como pratos, copos e talheres.

Que cuidados devo ter em casa para evitar a transmissão se eu tiver um caso confirmado de COVID-19 em casa?

A pessoa com COVID-19 confirmado deve permanecer em quarto preferencialmente com banheiro separado. Quando conviver com as demais pessoas da casa, deve usar máscara protetora (do tipo cirúrgica, simples), manter as mãos bem limpas e de preferência com álcool gel e praticar a etiqueta respiratória. Minimizar o contato com os outros moradores da residência Não dividir utensílios e aparelhos eletrônicos de uso pessoal Higiene constante do ambiente e das mãos Respeitar as recomendações médicas de isolamento e não sair de casa

Quando devo utilizar uma máscara caseira?

Sempre que precisar entrar em contato próximo (menos de um metro) de outras pessoas, deslocar-se ou permanecer em um espaço onde há maior circulação de pessoas, como mercados, farmácias e hospitais.

O que é e quem deve ficar em isolamento respiratório domiciliar durante a pandemia da COVID-19?

Ver resposta completaO isolamento respiratório domiciliar significa permanecer em casa, com pouco ou nenhum contato com outras pessoas. Ele é indicado para:1. casos suspeitos ou confirmados da COVID-19 sem necessidade de internação;2. pacientes assintomáticos vindos de países com Nível 3 de alerta. Clique aqui e confira a lista;3. pacientes assintomáticos com contato de caso confirmado ou suspeito pelo novo coronavírus (contactantes).4. Pessoas que voltaram de viagem ao exterior devem permanecer em isolamento domiciliar por pelo menos 7 dias.É uma medida de segurança para tentar evitar a disseminação da doença. Nos casos suspeitos, quando o exame específico para o novo coronavírus for negativo, suspender o isolamento respiratório.