:

Qual a diferença entre permanência e ruptura?

Índice:

  1. Qual a diferença entre permanência e ruptura?
  2. O que é ruptura e permanência na história?
  3. O que é uma ruptura histórica e cite um exemplo?
  4. O que são as permanências históricas?
  5. Qual é a permanência?
  6. Qual é a ruptura?
  7. Como ocorrem as rupturas históricas?

Qual a diferença entre permanência e ruptura?

No caso podemos afirmar que permanência significa algo que nunca muda e está na sua forma estática. Já as rupturas consistem em uma forma até mesmo violenta de mudança tendo em vista as suas principais repercussões. Isso porque é muito comum encontrarmos exemplos de rupturas no nosso dia a dia.

O que é ruptura e permanência na história?

Ruptura indica uma descontinuidade, uma mudança súbita de orientação no curso previsível dos acontecimentos, e permanencia histórica São as características que não mudaram de um período para o outro.

O que é uma ruptura histórica e cite um exemplo?

A ruptura histórica refere-se a uma mudança de bloco histórica potencialmente dominante. ... Um exemplo ocorre na Espanha, por razões históricas, o termo "ruptura", e mais ainda a expressão "ruptura democrática", refere-se ao que foi o projeto de romper a legalidade franquista de acesso à democracia.

O que são as permanências históricas?

Permanências Históricas é tudo o que se limita ao tempo cronológico, pois não é cronológico, onde fica estabelecido uma relação de continuidade ou ruptura, permanências, mudanças ou transformações e simultaneidade.

Qual é a permanência?

  • A grosso modo, Permanência é o nome dado à prática ou às práticas do passado que continuam ao longo do tempo, em quanto o termo ruptura se refere às práticas que deixaram de acontecer. Tais concepções são importantes para compreender os processos históricos.

Qual é a ruptura?

  • A ruptura, como indica a palavra em si, é uma expressão utilizada para definir o rompimento/desaparecimento definitivo de determinados elementos histórico-sociais seguido da sua substituição por elementos novo e por vezes contrários aos anteriores.

Como ocorrem as rupturas históricas?

  • Rupturas históricas podem acontecer através de processos relativamente rápidos como em revoluções de curta duração, golpes de estado, etc. ou podem ocorrer de forma gradativa através de processos de reformas que pouco a pouco alteram os padrões sociais vigentes e os substituem por novos. e colunista do Indagação; confira: Reflexão In Texto.