:

O que é juízo e raciocínio?

Índice:

  1. O que é juízo e raciocínio?
  2. Qual o significado da palavra “perfeito”?
  3. Qual o significado do Juízo?
  4. Como é feito o juízo de valor?
  5. Quais são os juízos de valores?

O que é juízo e raciocínio?

Juízo é um ato mental de afirmação ou de negação de uma idéia a respeito de outra, isto é, da coexistência de um sujeito e um predicado. Raciocínio é a articulação de vários juízos. O objeto próprio da lógica não é o conceito nem o juízo, mas o raciocínio, que permite a progressão do pensamento.

Qual o significado da palavra “perfeito”?

  • O dicionário nos diz que a palavra “perfeito” vem do prefixo latino per, significando “através de todo”, “cabalmente” ou “completamente”, e do verbo facere, significando “fazer”. Portanto, algo que é “perfeito” é algo que é ‘completamente acabado ou terminado, não lhe faltando nenhuma parte essencial, não defeituoso’.

Qual o significado do Juízo?

  • O juízo ainda pode ser o órgão do Poder Judiciário onde são executadas as atividades do direito, através de juízes e pelo tribunal. Saiba o significado de Sub judice . Alguns dos principais sinônimos de juízo são: raciocínio, julgamento, apreciação, opinião, parecer, prudência, conselho, bom senso, critério e ponderação.

Como é feito o juízo de valor?

  • O juízo de valor não é feito a partir de um raciocínio imparcial e objetivo, mas sim pautado em preconceitos e ideias pré-concebidas no imaginário de determinada pessoa. Por este motivo, em muitos casos, o juízo de valor é tido como uma característica pejorativa.

Quais são os juízos de valores?

  • No espectro social, os juízos de valores ditam os padrões de comportamento básicos das sociedades, como por exemplo: o certo e o errado, o feio e o bonito, ...