:

Qual o sentido da palavra perdas e danos?

Índice:

  1. Qual o sentido da palavra perdas e danos?
  2. Como se prova perdas e danos?
  3. Qual o antônimo das palavras perdas e danos?
  4. O que é mora e as perdas e danos?
  5. Qual a relação entre causa e dano?
  6. Qual a diferença entre o dano e o fato?
  7. Qual a obrigação de reparar o dano?
  8. Quais são os danos devidas ao credor?

Qual o sentido da palavra perdas e danos?

O que se perdeu e os prejuízos resultantes da falta do perdido.

Como se prova perdas e danos?

a ocorrência de perdas e danos se prova por documentos e testemunhas em Jurisprudência.

Qual o antônimo das palavras perdas e danos?

vantagens, lucros, ganhos.

O que é mora e as perdas e danos?

As consequências patrimoniais da mora do devedor estão descritas no art. 395 do Código Civil. ... Essas são as consequências patrimoniais da mora do devedor. As perdas e danos são devidas porque o inadimplemento de uma obrigação, seja ele absoluto ou relativo, causa um dano patrimonial ao cre- dor.

Qual a relação entre causa e dano?

  • Relação de Causalidade-É a relação entre causa e efeito. A ação ou omissão do agente e o dano verificado. A causa do dano precisa estar relacionada com o comportamento do agente. Se não houver ação de causalidade, não há obrigação de indenizar. Dano-O dano é necessário para que alguém possa ser responsabilizado.

Qual a diferença entre o dano e o fato?

  • Entre o dano e o fato há um estreito liame que os une , o nexo causal. O nexo causal tem uma importância fundamental na extensão da indenização, uma vez que ele é quem determinará os prejuízos. Mesmo que a vítima tenha inúmeros prejuízos, não responderá o autor por todos eles.

Qual a obrigação de reparar o dano?

  • “Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem”.

Quais são os danos devidas ao credor?

  • Salvo as exceções expressamente previstas em lei, as perdas e danos devidas ao credor abrangem, além do que ele efetivamente perdeu, o que razoavelmente deixou de lucrar. Dano emergente é o dano que ocasionou efetiva diminuição patrimonial da vítima.