É possível reabrir um processo extinto?
Índice:
- É possível reabrir um processo extinto?
- Como pode ocorrer a extinção do processo?
- Qual a hipótese de extinção do processo?
- Quais os efeitos da extinção da execução?
- Como fazer o seu processo extinto?
É possível reabrir um processo extinto?
Quando o processo é extinto com resolução do mérito ele não mais poderá ser reaberto, não sendo cabível falarmos em desarquivamentos dos autos, o que é permitido no caso de processo baixado ou arquivado.
Como pode ocorrer a extinção do processo?
- A extinção pode ocorrer por iniciativa da parte ou do Ministério Público, e, ainda, ser decretada de ofício pelo juiz. Em qualquer hipótese, todavia, a extinção do processo não se dá de forma automática. Antes, o juiz mandará intimar a parte, pessoalmente, por mandado, para dar andamento no feito, em 48 horas.
Qual a hipótese de extinção do processo?
- Para que a hipótese de extinção se configure, é necessário que o processo permaneça parado por mais de 1 (um) ano sem que nenhuma das partes tenha praticado atos no processo. A extinção pode ocorrer por iniciativa da parte ou do Ministério Público, e, ainda, ser decretada de ofício pelo juiz.
Quais os efeitos da extinção da execução?
- Elaborado em 09/2016. A extinção da execução só produzirá efeitos depois que for declarada por sentença. O processo de execução extingue-se com uma sentença, de caráter meramente terminativo. Resumo: A extinção da execução só produzirá efeitos depois que for declarada por sentença.
Como fazer o seu processo extinto?
- Caso o seu processo tenha sido julgado extinto, o primeiro passo a se fazer é entrar em contato com seu advogado para que ele explique o motivo da extinção e lhe explique os próximos passos, se haverá o cumprimento da sentença, recurso ou mesmo um novo processo no futuro.