O que é a repolarização precoce?
Índice:
- O que é a repolarização precoce?
- O que quer dizer alterações da repolarização ventricular?
- Como ocorre a repolarização precoce?
- Qual é a síndrome da repolarização precoce?
- Qual o eletrocardiograma de repolarização precoce?
- Por que o diagnóstico de repolarização precoce é duvidoso?
O que é a repolarização precoce?
A repolarização precoce é uma alteração eletrocardiográfica relativamente comum e fonte de confusão para muitos médicos. Quem nunca pegou o eletrocardiograma (ECG) de um paciente em suspeita de síndrome coronariana aguda e ficou na dúvida se aquela alteração era um supra-ST de infarto ou uma repolarização precoce?
O que quer dizer alterações da repolarização ventricular?
ADRV – Alterações da repolarização ventricular é uma das alterações mais comuns encontradas no eletrocardiograma. É uma alteração no eletrocardiograma e pode significar quase todo tipo de doença, mas ao mesmo tempo, pode não significar absolutamente nada.
Como ocorre a repolarização precoce?
- A repolarização precoce, em si, pode ser identificada por várias morfologias no ECG de 12 derivações, todas elas envolvendo a elevação do ponto J (localizado no fim do complexo QRS) em relação à linha de base. A alteração pode se mostrar como uma onda apiculada logo ao fim do QRS, como uma deflexão no fim da onda R ou como elevação do segmento ST.
Qual é a síndrome da repolarização precoce?
- O termo “síndrome da repolarização precoce” é usado nas situações em que a repolarização precoce pode ser associada a taquiarritmias potencialmente fatais. Logo, considera-se a presença da síndrome quando o paciente tem a alteração de repolarização associada a história pessoal de morte súbita revertida ou história familiar compatível.
Qual o eletrocardiograma de repolarização precoce?
- O eletrocardiograma de repolarização precoce é caracterizado por: Elevação da união do QRS com o segmento ST (ponto J) ≥0.1 mV em pelo menos duas derivações contíguas. Presença de onda J ou entalhe no final do QRS. Concavidade superior do segmento ST. Onda J, elevação do ponto J e elevação do segmento ST com concavidade superior.
Por que o diagnóstico de repolarização precoce é duvidoso?
- Na ausência destes sinais eletrocardiográficos o diagnóstico de repolarização precoce é duvidoso, ainda que apresente elevação do ST com concavidade superior. A elevação do segmento ST não é um critério necessário, se pode diagnosticar repolarização precoce ainda que não exista elevação do segmento ST 4.