:

O que fazer quando se tem osteopenia?

Índice:

  1. O que fazer quando se tem osteopenia?
  2. O que pode causar uma osteopenia?
  3. O que fazer para reverter a osteopenia?
  4. O que comer quando se tem osteopenia?
  5. Qual o médico que cuida de osteopenia?
  6. Qual o tratamento da osteopenia?
  7. Qual é o exame para detectar a osteopenia?
  8. Por que a osteopenia é mais frequente em mulheres?
  9. Por que a osteopenia é menos agressiva?

O que fazer quando se tem osteopenia?

E além das atividades físicas, o tratamento da osteopenia envolve uma alimentação rica em cálcio, ingestão adequada de vitamina D, exercícios, evitar o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. O uso de medicamentos pode ser necessário, dependendo da avaliação médica.

O que pode causar uma osteopenia?

Uma das principais causas da osteopenia é o envelhecimento, que torna os ossos mais porosos e dificulta a absorção do cálcio. Além disso, fatores genéticos e hereditários, desnutrição, exposição insuficiente ao sol e sedentarismo podem contribuir para o seu aparecimento.

O que fazer para reverter a osteopenia?

É muito dificil reverter um quadro de osteopenia. Por isso, o objetivo maior é deter ou retardar a degradação do tecido ósseo que pode levar à osteoporose. O tratamento pode ser medicamentoso ou não medicamentoso.

O que comer quando se tem osteopenia?

As verduras com folhas escuras (couve, brocolis, espinafre) são ricas, além dos carotenoides, de ferro e cálcio, úteis na prevenção e no tratamento da osteopenia e da osteoporose.

Qual o médico que cuida de osteopenia?

Você pode procurar um Reumatologista, endocrinologista ou especialista em medicina interna. Clínico geral, ginecologista, reumatologista e geriatra ( se for > 60 anos).

Qual o tratamento da osteopenia?

  • Quanto antes o diagnóstico for realizado, mais eficaz o tratamento será. O tratamento da osteopenia inicia com a reversão dos hábitos inadequados, ou seja, a alimentação deve ser melhorada, a atividade física deve ser adotada e o hábito de beber e fumar devem ser tratados.

Qual é o exame para detectar a osteopenia?

  • O exame realizado para detectar a osteopenia é denominado densitometria óssea, que consiste na mensuração do nível de minerais através de exposição à baia radiação, este exame mede a quantidade de mineral por centímetro quadrado.

Por que a osteopenia é mais frequente em mulheres?

  • A osteopenia é mais frequente em mulheres, principalmente nas que entraram na menopausa precocemente ou que estão na pós-menopausa, mas também pode acontecer em homens entre 60 e 70 anos devido à diminuição da produção de testosterona. Além disso outros fatores de aumentam o risco de desenvolver osteopenia são: Dieta pobre em alimentos com cálcio;

Por que a osteopenia é menos agressiva?

  • No entanto, a osteopenia é uma condição de saúde menos agressiva que a osteoporose. Pessoas que sofrem de osteoporose têm maiores chances de fraturar os ossos devido à baixa densidade óssea. Apesar dos ossos também serem enfraquecidos pela osteopenia, esta doença é mais branda e as chances de fratura são menores.