Como estudar etimologia?
Índice:
- Como estudar etimologia?
- Qual é a etimologia?
- Qual a origem da palavra “palavra”?
- Como podemos descobrir a origem das palavras?
- Será que a pessoa tem tendência a se viciar em etimologia?
Como estudar etimologia?
Estudar etimologia requer conhecimentos de muitas línguas e etapas de línguas. O português, por exemplo, tem palavras de origem latina, grega, árabe, tupi, iorubá, entre outras. Além disso, o português medieval não é o mesmo que o do Renascimento ou do Romantismo.
Qual é a etimologia?
- O estudo da origem das palavras, a Etimologia (do Grego ethymon, “verdade”) é uma atividade fascinante. Fascínio que não deixa de acarretar alguns perigos, no entanto. Lidar com Etimologia tem um sério potencial aditivo.
Qual a origem da palavra “palavra”?
- Na língua portuguesa, a palavra “palavra” se originou a partir do latim vulgar paraula, que por sua vez tem origem do latim clássico parabola, que quer dizer “fala” ou “discurso”. No entanto, a raiz etimológica do latim parabola está no termo grego parabole, que pode ser traduzido como “comparação”.
Como podemos descobrir a origem das palavras?
- Mas podemos, isso sim, descobrir muitos dos passos dados pelas palavras que usamos com tanta facilidade no nosso dia a dia, alguns com uns poucos milhares de anos de idade. O estudo da origem das palavras, a Etimologia (do Grego ethymon, “verdade”) é uma atividade fascinante.
Será que a pessoa tem tendência a se viciar em etimologia?
- Existe até um teste para ver se a pessoa tem tendência a se viciar em Etimologia. Basta dar a ela um dicionário etimológico, pedir que ela procure uma palavra qualquer e observar. Se ela não consegue chegar logo na palavra proposta porque pára no meio do caminho para ler a origem desta e daquela outra palavra, ela tem um risco sério de se viciar.