Qual o sentido da penitência?
Índice:
- Qual o sentido da penitência?
- Qual a eficácia da penitência?
- Como viver uma vida de penitência?
- Qual o significado de penitência?
- Quais são as três formas de penitência?
- Por que a penitência provoca mal-estar?
- Quais são os sentidos da Penitência?
Qual o sentido da penitência?
A penitência é “uma reorientação radical de toda a vida, um retorno, uma conversão para Deus de todo o nosso coração” (cf. Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 1431). Ou seja, essas práticas espirituais servem para nos ajudar a encontrar Deus por meio da oração.
Qual a eficácia da penitência?
Resumidamente, a penitência desempenha a função de perdoar os pecados do indivíduo, e assim alcançando a absolvição ou o perdão de Deus.
Como viver uma vida de penitência?
Por exemplo: deixar de fumar, de ingerir bebidas alcoólicas, de jogar apostas, de comer certo alimento, não fazer algo predileto, etc. Isto pode fortalecer o espírito de cada pessoa, permitindo-lhe ficar em paz consigo mesmo e com Deus.
Qual o significado de penitência?
- O significado de Penitência no Dicionário Português. Penitência, o que é: n.f. Designação de punição, pena ou castigo; Tormento ou dor que s...
Quais são as três formas de penitência?
- A Igreja ensina e estimula o católico a praticar o jejum, a oração e a esmola. Essas três formas de penitência são um remédio para o combate das doenças espirituais, sendo que o jejum auxilia no combate à gula, a oração no combate ao orgulho e à soberba, e a esmola no combate à avareza.
Por que a penitência provoca mal-estar?
- Lamentavelmente, hoje em dia, a palavra “penitência” provoca mal-estar em muita gente. Entretanto, se consultarmos os Evangelhos, veremos que Jesus começou a Sua pregação nos exortando à penitência: «Poenitentiam agite: appropinquavit enim Regnum caelorum» (Mt 4,17) – “Fazei penitência, porque está próximo o Reino dos Céus”.
Quais são os sentidos da Penitência?
- Assim, a penitência se projeta nos sentidos do tempo: para o passado, o arrependimento; para o presente, a reparação; e para o futuro, o propósito de emenda. Os hereges protestantes pregam que não é necessário aos que se arrependem reparar o mal que fizeram no passado de sua vida.