:

O que é objeto direto e indireto exemplos?

Índice:

  1. O que é objeto direto e indireto exemplos?
  2. O que é o objeto indireto?
  3. O que é objeto direto exemplos?
  4. Como se faz para identificar o objeto indireto?
  5. Como confundir o objeto indireto com o objeto direto?
  6. Qual a função do objeto direto?
  7. Quais são os verbos direto e indireto?
  8. Qual a modalidade de objeto direto?

O que é objeto direto e indireto exemplos?

O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: ... Você conhece o José? (o José = objeto direto)

O que é o objeto indireto?

O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. ... Este complemento é ligado ao Verbo por meio da Preposição “de”.

O que é objeto direto exemplos?

O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.

Como se faz para identificar o objeto indireto?

É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.

Como confundir o objeto indireto com o objeto direto?

  • É importante não confundir o objeto indireto com o objeto direto preposicionado. O objeto indireto exige preposição para completar o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso é feito para evitar ambiguidades ou por questões linguísticas.

Qual a função do objeto direto?

  • Objeto direto: o, a, os, as. Objeto indireto: lhe, lhes. Objeto direto ou objeto indireto: me, te, se, nos, vos. Convidei-os para jantar (O pronome oblíquo “os” desempenha a função de objeto direto, porque ele poderia ser substituído por “os amigos”, por exemplo, que é um complemento sem auxílio de preposição - Convidei os amigos para jantar.).

Quais são os verbos direto e indireto?

  • Objeto Direto e Indireto são complementos que têm a função de completar e, assim, dar sentido às orações cujos verbos são transitivos. Por esse motivo, eles são chamados de complementos verbais. Exemplos. Ana emprestou o livro ao colega. (verbo transitivo direto e indireto) O turista pagou as frutas ao vendedor. (verbo transitivo direto e indireto)

Qual a modalidade de objeto direto?

  • Essa modalidade de objeto direto é utilizado para fins estilísticos principalmente em dois casos: para dar ênfase ao conteúdo ou evitar ambiguidade na frase. Eu não odeio ninguém. Diferentemente do objeto direto, o indireto é acompanhado de preposição em todos os contextos.