:

Qual a diferença entre autuação e multa de trânsito?

Índice:

  1. Qual a diferença entre autuação e multa de trânsito?
  2. Como recorrer a uma autuação?
  3. Quem é o proprietário do veículo?
  4. Como entender as diferenças entre autuação e multa de trânsito?
  5. Quais são as concorrentes do veículo?

Qual a diferença entre autuação e multa de trânsito?

É uma forma de atender a publicidade do ato, de informar o condutor, ainda que fictício, da autuação contra ele lavrada. Esse documento ainda não é a multa, é apenas um aviso, a partir da data de publicação, o condutor tem o prazo improrrogável de 15 dias para apresentar sua defesa, a chamada defesa da autuação.

Como recorrer a uma autuação?

  • Identificação do órgão ou entidade e da autoridade ou agente autuador ou equipamento que comprovar a infração; Assinatura do infrator, sempre que possível. Logo depois de receber a notificação de autuação, o dono do carro pode recorrer em até 15 dias.

Quem é o proprietário do veículo?

  • Nem sempre é o proprietário do veículo quem comete a infração. Muitas vezes, outra pessoa que também utiliza o veículo, mas não tem a propriedade em seu nome, pode ser a responsável pela infração de trânsito. Dessa maneira, o proprietário pode indicar o real infrator para que a penalidade seja direcionada ao motorista responsável.

Como entender as diferenças entre autuação e multa de trânsito?

  • Em primeiro lugar, é fundamental entender as diferenças entre autuação, notificação de infração e multa de trânsito.

Quais são as concorrentes do veículo?

  • As concorrentes são aquelas em que, ao você cometê-la, o resultado inevitável é cometer outra. Um exemplo disso é quando você ultrapassa pelo acostamento, primeira infração, e transitar com o veículo pelo acostamento, segunda infração.