:

Como interpretar o antibiograma?

Índice:

  1. Como interpretar o antibiograma?
  2. Em qual ágar é feito o antibiograma?
  3. Como é feito o exame de urocultura com antibiograma?
  4. O que significa MIC antibiograma?
  5. O que é exame de cultura e antibiograma?
  6. Que fatores podem influenciar o resultado do antibiograma?
  7. Quais são os resultados do antibiograma?
  8. Qual o Laboratório de referência para o teste de sensibilidade?
  9. Quais são os métodos para realização do antibiograma?
  10. Qual a sensibilidade a um antimicrobiano?

Como interpretar o antibiograma?

O resultado do antibiograma deve ser interpretado pelo médico, que observa os valores da Concentração Mínima Inibitória, também chamado de CMI ou MIC, e/ ou o diâmetro do halo de inibição, dependendo do teste que foi realizado.

Em qual ágar é feito o antibiograma?

O Agar Mueller Hinton (MH) é um meio de cultura utilizado para realizar Testes de Sensibilidade aos Antimicrobianos (TSA). Esse teste também é conhecido como Antibiograma, difusão em disco ou ainda teste de suscetibilidade Kirby-Bauer.

Como é feito o exame de urocultura com antibiograma?

Como é feito o exame

  1. Lavar a região íntima com água e sabão;
  2. Afastar os lábios da vagina, na mulher, e retrair o prepúcio, no homem;
  3. Rejeitar o primeiro jato de urina;
  4. Coletar a restante urina para o recipiente próprio.

O que significa MIC antibiograma?

MIC, CIM, Concentração Inbitória Mínima – Cultura e Antibiograma automatizado. Comentários: A automação do antibiograma permite a avaliação da concentração inibitória mínima (MIC), traduzida como a menor concentração do antimicrobiano capaz de inibir o crescimento do microrganismo (in vitro).

O que é exame de cultura e antibiograma?

A urocultura com antibiograma é um exame laboratorial solicitado pelo médico que tem como objetivo identificar o microrganismo causador da infecção das vias urinárias e qual o seu perfil de sensibilidade e de resistência aos antibióticos normalmente utilizados para tratar a infecção.

Que fatores podem influenciar o resultado do antibiograma?

Principais Fatores de Erro na Técnica: Erro na transcrição de dados - Erro na leitura dos halos de inibição - Erro na padronização do inóculo - Contaminação ou alteração na cepa-controle (ensaio qualitativo de controle de qualidade) - Padrão velho da escala de McFarlland (suspensão de sulfato de bário) - ...

Quais são os resultados do antibiograma?

  • Em muitas situações, sob o ponto de vista do clínico, os resultados do antibiograma são considerados mais importantes do que a própria identificação do micro-organismo envolvido no processo infeccioso. Em parte, isso pode ser explicado pelo aumento mundial de micro-organismos multirresistentes, o que limita a opção terapêutica.

Qual o Laboratório de referência para o teste de sensibilidade?

  • Os antibióticos a serem utilizados no teste de sensibilidade são definidos um laboratório de referência (p. ex. Clinical and Laboratory Standards Institute - CLSI) através de documentos periodicamente atualizados (p.ex. M100-S16/2006 - CLSI). No Brasil o padrão utilizado é o estabelecido pelo CLSI ou pelo FDA (Food and Drug Administration).

Quais são os métodos para realização do antibiograma?

  • Alguns métodos para a realização do antibiograma, convencionais ou automatizados, estão disponíveis para os laboratórios de microbiologia clínica. Esses métodos incluem micro diluição, difusão em ágar, gradiente de antimicrobiano e sistema automatizados.

Qual a sensibilidade a um antimicrobiano?

  • A sensibilidade a um antimicrobiano indica que há grande probabilidade de sucesso clínico, caso este antimicrobiano seja utilizado para tratamento, quando doses habituais deste antimicrobiano são utilizadas.