O que significa uma regência?
Índice:
- O que significa uma regência?
- O que é um termo regido?
- O que é atividade de regência?
- O que é a Regência Trina?
- Qual é o termo regente e o termo regido?
- Quais termos podem ser regentes?
- Qual é a preposição que une o verbo ao termo regido?
- Qual o significado da palavra regência?
- Qual é o segundo tipo de regência?
- Qual a relação sintática entre a regência e a ligação?
- Qual a diferença entre regência verbal e nominal?
O que significa uma regência?
Significado de Regência [Gramática] Relação de dependência entre as palavras de uma oração ou entre as orações de um período.
O que é um termo regido?
Ao termo que necessita de um complemento, damos o nome de TERMO REGENTE. O complemento denominamos TERMO REGIDO. A regência pode ser verbal, relacionada aos verbos, ou nominal, relacionada a substantivos e adjetivos.
O que é atividade de regência?
Regência é a relação necessária entre duas palavras na qual uma serve como complemento da outra numa relação de subordinação. A palavra que subordina é chamada regente, enquanto o termo subordinado é regido.
O que é a Regência Trina?
A Regência Trina faz parte do período da história brasileira conhecido como regencial, que durou de 1831, abdicação de D. Pedro I, até a ascensão de D. Pedro II ao trono em 1840. ... Pedro II, que foi antecipada em 1840.
Qual é o termo regente e o termo regido?
A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição. Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado).
Quais termos podem ser regentes?
Na regência nominal, o nome que atua como termo regente pode ser um substantivo, um adjetivo ou um advérbio. Já o complemento nominal, que atua como termo regido, pode ser um substantivo, um pronome ou um numeral.
Qual é a preposição que une o verbo ao termo regido?
Já a preposição por faz a ligação entre o sintagma nominal «o porte de arma» (termo regente) e o sintagma nominal «a população» (termo regido). É assim feita a relação entre o agente da acção («a população») e a acção praticada («porte de arma»).
Qual o significado da palavra regência?
- “Reger” significa, de modo simplificado, “comandar algo”. Sendo assim, a regência diz respeito a uma certa “hierarquia” entre os termos de uma oração. Para explicar ainda melhor, quando falamos sobre regência, falamos sobre como os verbos — ou os nomes, no caso do tipo nominal — comandam as frases.
Qual é o segundo tipo de regência?
- Agora, falaremos sobre o segundo tipo de regência: a regência nominal. Esse assunto cai um pouco menos nas provas, mas, quando dá as caras, costuma “dar uma rasteira” nos candidatos. Esse, é claro, não será o seu problema, pois você estará bem preparado com os conceitos que verá a seguir!
Qual a relação sintática entre a regência e a ligação?
- A abstrata relação sintática entre a regência em teorias da regência e da ligação, uma gramática de estrutura frasal, é a extensão da noção tradicional de caso de regência. Os verbos regem seus objetos, e mais genericamente, os elementos principais (verbo, sujeito e predicativos) regem seus dependentes. A rege B se e apenas se:
Qual a diferença entre regência verbal e nominal?
- Diferença entre regência verbal e nominal A regência nominal também se refere à relação de subordinação entre dois termos. No entanto, enquanto a regência verbal trata da relação entre um verbo e seu complemento, a regência nominal trata da relação entre nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios) e seus complementos.