:

O que podemos monitorar com Zabbix?

Índice:

  1. O que podemos monitorar com Zabbix?
  2. Como funciona a ferramenta Zabbix?
  3. Por que utilizar Zabbix?
  4. Como configurar o monitoramento no Zabbix?
  5. Para que serve o programa Nagios?
  6. Para que serve o Grafana?
  7. Como funciona o Grafana?
  8. Como monitorar porta no Zabbix?
  9. Como configurar o SNMP no Zabbix?
  10. Quais as funções do Nagios quais protocolos ele monitora?

O que podemos monitorar com Zabbix?

O Zabbix é uma ferramenta de monitoramento de redes, servidores e serviços, pensada para monitorar a disponibilidade, experiência de usuário e qualidade de serviços.

Como funciona a ferramenta Zabbix?

O Zabbix usa um mecanismo de notificação que permite aos administradores configurar alertas baseados em e-mail para praticamente qualquer evento. O servidor executa a captura de dados, calcula disparadores e envia notificações aos administradores. Isso permite uma rápida reação aos problemas do servidor.

Por que utilizar Zabbix?

O Zabbix garante o monitoramento em tempo real de diversos dispositivos, servidores e até mesmo aplicações ao mesmo tempo e, por esse motivo é altamente recomendado para negócios e empresas de grande porte. A empresa possui mais de 20 anos de experiência e atuação no mercado, oferecendo soluções para todo o mundo.

Como configurar o monitoramento no Zabbix?

Para configurar um host na interface web do Zabbix, execute os passos a seguir:

  1. Acesse: Configuração → Hosts.
  2. Clique em Criar host no canto superior direito da tela, ou clique no link com o nome do host que deseja editar as configurações.
  3. Informe os parâmetros de configuração no formulário.

Para que serve o programa Nagios?

Nagios é uma popular aplicação de monitoramento de rede de código aberto distribuída sob a licença GPL. Ele pode monitorar tanto hosts quanto serviços, alertando quando ocorrerem problemas e também quando os problemas são resolvidos.

Para que serve o Grafana?

O Grafana é uma ferramenta que vai permitir que criemos tabelas, relógios, testboards de análise baseado em métricas que serão coletadas do nosso sistema. É uma ferramenta open source, é muito fácil de usar, e é muito rápido de implementar. Existem outras ferramentas, eu listei algumas pra vocês.

Como funciona o Grafana?

O Grafana é uma plataforma para visualizar e analisar métricas por meio de gráficos. Ele tem suporte para diversos tipos de bancos de dados — tanto gratuitos quanto pagos —, e pode ser instalado em qualquer sistema operacional. ... É bastante utilizado por sistemas de monitoramento para gerar gráficos real-time.

Como monitorar porta no Zabbix?

Tutorial - Zabbix Monitorar Porta TCP. Agora, precisamos acessar o painel do servidor Zabbix e adicionar um novo host. Abra o seu navegador e digite o endereço IP do seu servidor web plus / zabbix. Na tela de login, use o nome de usuário e a senha padrão.

Como configurar o SNMP no Zabbix?

Tutorial - Instalação SNMP no Windows Abra o aplicativo Gerenciador do Servidor. Acesse o menu Gerenciar e clique em Adicionar funções e recursos. Acesse a tela de recursos, selecione a opção de serviço SNMP e conclua a instalação. Na tela seguinte, clique no botão Adicionar recursos.

Quais as funções do Nagios quais protocolos ele monitora?

Nagios é uma popular aplicação de monitoramento de rede de código aberto distribuída sob a licença GPL. Ele pode monitorar tanto hosts quanto serviços, alertando quando ocorrerem problemas e também quando os problemas são resolvidos.