O que quer dizer quando o CPF está com restrição?
Índice:
- O que quer dizer quando o CPF está com restrição?
- Quais os tipos de restrições no CPF?
- Que tipo de dívida vai para o Serasa?
- Como saber todas as dívidas em meu nome?
- Como saber se meu nome está no SPC pelo celular?
- O que suja o nome?
- Por que o CPF tem restrições?
- Será que o dono do CPF não responde por si?
- Posso ser prejudicado com o CPF?
- Quais são os débitos do dono do CPF?
O que quer dizer quando o CPF está com restrição?
A restrição no CPF acontece normalmente quando alguém não faz o pagamento de uma dívida e seu nome acaba sendo registrado nos órgãos de proteção ao crédito. É aquilo que as pessoas geralmente chamam de ficar com o “nome sujo”.
Quais os tipos de restrições no CPF?
Para além da negativação do CPF por uma dívida não paga ou atrasada, também pode acontecer do consumidor ter seu CPF inscrito nos órgãos de proteção ao crédito sem estar realmente devendo. Ou seja, de maneira indevida, o nome acaba negativado.
Que tipo de dívida vai para o Serasa?
Dívidas caducas são aquelas que têm mais de 5 anos. Após esse prazo, elas deixam de ficar disponíveis nos birôs de crédito, como a Serasa. Ou seja deixam de ser aparentes para o mercado de crédito. A regra é clara!
Como saber todas as dívidas em meu nome?
Para realizar a consulta do seu CPF direto no Serasa, basta usar o aplicativo ou o site da empresa, clicar na aba “consultar dívidas” e fazer um cadastro com dados como e-mail, CPF, data de nascimento e nome completo.
Como saber se meu nome está no SPC pelo celular?
O Serasa Consumidor é o aplicativo do Serasa para consultar o seu nome. Disponível para Android e iPhone, o app requer que você faça um cadastro no site do Serasa (pelo celular) para autenticar o cadastro. Se você não quiser instalar um aplicativo, a consulta também funciona por esta página.
O que suja o nome?
O seu nome corre o risco de ficar sujo quando você atrasa qualquer conta, seja a de luz, de água ou da fatura do cartão de crédito. Com um dia de inadimplência o credor já pode mandar seu CPF para os serviços de proteção ao crédito. Entretanto, a restrição do seu nome não é automática.
Por que o CPF tem restrições?
- Existem pessoas que ficam sabendo que o seu CPF tem restrições justamente quando tenta fazer um parcelamento, o que é um pouco constrangedor. Também há alguns que ficam sabendo porque uma correspondência do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) chega avisando, o que é até mais comum.
Será que o dono do CPF não responde por si?
- Se o dono do CPF já não responde por si, ele pode fornecer uma procuração a alguma pessoa na qual ele confie. Sendo assim, essa pessoa vai poder solicitar que os débitos sejam especificados e até tentar negociar.
Posso ser prejudicado com o CPF?
- Posso ser prejudicado? A restrição do CPF normalmente ocorre quando o consumidor não paga uma dívida, e tem o seu nome/CPF inscrito nos órgãos de proteção ao crédito.
Quais são os débitos do dono do CPF?
- Todos os possíveis débitos que o documento tenha são atualizados, sendo incomum que o indivíduo tenha qualquer dívida que o SPC não mostre. Se o dono do CPF já não responde por si, ele pode fornecer uma procuração a alguma pessoa na qual ele confie.