:

O que significa o ser e o não ser não é?

Índice:

  1. O que significa o ser e o não ser não é?
  2. O quê Parmênides quis dizer com a sentença o ser e E não pode não ser?
  3. O que é não ser?
  4. Como você explica a frase aquilo que é não pode não ser?
  5. O quê Parmênides nos diz sobre o não ser?

O que significa o ser e o não ser não é?

Na verdade a frase correta é: "O ser é, e o não ser não é". Ou seja, para algo deixar de ser o que era, precisa mudar. Mas para Parmênides, o universo é imutável. Assim, ele afirmava quer o ser é, e a única coisa que "não é", é o "não ser".

O quê Parmênides quis dizer com a sentença o ser e E não pode não ser?

3) O Ser não pode ser gerado: Nada pode ser gerado do nada (“o nada não é e não pode ser”), então ele não pode dar origem ao Ser. ... 4) O ser é imperecível: Parmênides diz que, se não é gerado, o Ser também é imperecível, pois, do contrário, tornar-se-ia o não ser.

O que é não ser?

"Não-ser" é sinônimo de "o que não é", assim como ser, no sentido de ente, é sinônimo de "o que é". ... Assim, a pergunta pode ser entendida como "O que é o que não é?" Parece que não podemos tratar diretamente do não-ser, pois não podemos dizer que ele é coisa alguma, nem que ele é o não-ser.

Como você explica a frase aquilo que é não pode não ser?

Afirma Parmênides, então, que “aquilo que é não pode não ser”, ou seja, deve-se verificar nos processos de movimento quais são as matérias que continuam as mesmas, independentemente das mudanças aparentes. ... Conclui-se, então, que apenas o que permanece e somente aquilo que não é passível de mudança pode Ser (existir).

O quê Parmênides nos diz sobre o não ser?

Daí Parmênides conclui que só o ser é - e que o não-ser não é. Dessa verdade ele deduz outras: 1) O ser é todo inteiro - se o ser tivesse partes, algo nele seria separado, não fazendo parte do ser, mas isso seria não-ser. Consequentemente, o ser, sendo uno e indivisível, não pode ter partes.