:

O que significa o Real para Lacan?

Índice:

  1. O que significa o Real para Lacan?
  2. O que é a psicanálise lacaniana?
  3. O que é o Real o simbólico e o imaginário?
  4. O que é real Simbólico e imaginário para Lacan?
  5. Como funciona a terapia analítica?
  6. O que é terapia freudiana?
  7. Qual a diferença entre Freud e Lacan?
  8. O que a psicanálise nos ensina sobre o delírio?

O que significa o Real para Lacan?

O Real, então, com que se pre- ocupa Lacan, é o do sujeito falante, ou seja, o Real de sua fala, que se inscreve no Simbólico. Tal Real é o ser, que toma esse lugar (de articulado no simbóli- co) para além do sujeito do conhecimento.

O que é a psicanálise lacaniana?

A psicanálise lacaniana defende que o sujeito é constituído pela linguagem, assim como seu inconsciente, de modo que, sem a linguagem, o inconsciente seria um vazio. De acordo com Lacan, a constituição do indivíduo surge da sua relação com o outro.

O que é o Real o simbólico e o imaginário?

O principal embasamento teórico foi a Psicanálise Lacaniana, mais especificamente, em suas definições do real, do simbólico e do imaginário. Entende-se o real como o impossível, o simbólico como a linguagem e o imaginário como o real do sujeito.

O que é real Simbólico e imaginário para Lacan?

[12] O Real aparece jungido ao Simbólico e ao Imaginário, parte do “nó borromeano”, onde os três registros se sustentam mutuamente. Não se confunda o registro psíquico do Real com a noção corrente de realidade: o Real é aquilo que sobra, o resto do Imaginário a que o Simbólico é incapaz de capturar – é o impossível.

Como funciona a terapia analítica?

A psicologia analítica defende que cada paciente possui uma fórmula única, a qual deve ser incorporada no tratamento assim que o terapeuta perceber os caminhos com mais chances de sucesso. O paciente também vai mudando a forma como administra seus próprios problemas e comportamentos.

O que é terapia freudiana?

A psicanálise é uma das formas mais antigas de terapia e foi criada originalmente por Sigmund Freud. É uma terapia baseada na conversa que tem como meta trazer pensamentos e sentimentos do inconsciente para o consciente.

Qual a diferença entre Freud e Lacan?

Lacan focou seus estudos na manifestação do inconsciente, que Freud abordou em textos como A Interpretação dos Sonhos, Sobre a PsicoPatologia da Vida Cotidiana e Os Chistes e sua Relação com o Inconsciente, publicados entre o fim do século 19 e o começo do século 20.

O que a psicanálise nos ensina sobre o delírio?

A psicanálise considera o delírio, por um lado, fenômeno elementar e, por outro, tentativa de cura, portador de uma verdade. O presente trabalho objetiva abordar a estruturação delirante, assim como a função da mesma para o sujeito paranoico, no sentido de situar a direção de tratamento na clínica da paranoia.