Por que os homens procuram menos os serviços de saúde?
Índice:
- Por que os homens procuram menos os serviços de saúde?
- Como é entendido o conceito de integralidade?
- Qual o princípio da integralidade em saúde?
- Qual a integralidade no SUS?
- Por que a integralidade é insuficiente?
Por que os homens procuram menos os serviços de saúde?
A representação do cuidar como tarefa feminina, as questões relacionadas ao trabalho, a dificuldade de acesso aos serviços e a falta de unidades especificamente voltadas para a saúde do homem são os principais motivos expressos pelos sujeitos para a pouca procura pelos serviços de saúde.
Como é entendido o conceito de integralidade?
- O conceito de integralidade pode ser entendido de diversas formas; no campo da saúde tem sido reconhecido como uma expressão polissêmica, com seus muitos possíveis sentidos convergindo quanto à contraposição ao reducionismo, à fragmentação e objetivação dos sujeitos.
Qual o princípio da integralidade em saúde?
- O princípio da integralidade em saúde é diretriz da Constituição brasileira de 1988 para o Sistema Único de Saúde (art. 198, II), sendo também previsto na Lei Orgânica de Saúde de 1990 (art. 7º, II).
Qual a integralidade no SUS?
- A integralidade como princípio articulador no SUS, visa à promoção da saúde e a capacitação da comunidade para melhorar suas condições de vida e saúde. Desse modo é definida como estratégia formulada pelo estado, comunidade, família e indivíduo, que incorporam valores de solidariedade, democracia, equidade, cidadania, participação, ...
Por que a integralidade é insuficiente?
- Esta abordagem, apesar de integrar o conceito de integralidade, é insuficiente por seu foco exclusivo no contato do médico com seu paciente. Apesar da origem como princípio orientador do comportamento dos profissionais de saúde, a evolução histórica da integralidade também provocou a necessidade de mudanças institucionais.