:

O que é a Teoria da Dualidade onda-partícula?

Índice:

  1. O que é a Teoria da Dualidade onda-partícula?
  2. O que significa a expressão dualidade partícula-onda para o elétron?
  3. O que significa dizer que a luz e dual?
  4. Quando é que o elétron se comporta como uma onda?
  5. O que foi proposto por Louis de Broglie?
  6. Por que a luz é onda ou partícula?
  7. Por que uma onda é uma perturbação?
  8. Que partículas fossem capazes de se comportar como ondas?
  9. Qual é o efeito fotoelétrico de partículas?

O que é a Teoria da Dualidade onda-partícula?

A dualidade onda-partícula é uma propriedade inerente da natureza tanto para partículas quanto para ondas. A natureza dual pode ser observada por meio de experimentos quando se investiga o comportamento de partículas, como elétrons, prótons, nêutrons e até os átomos.

O que significa a expressão dualidade partícula-onda para o elétron?

A dualidade partícula-onda foi enunciada pela primeira vez em 1924, pelo físico francês Louis-Victor de Broglie, que anunciou que os elétrons apresentavam características tanto ondulatórias como corpusculares, comportando-se de um ou outro modo dependendo do experimento específico.

O que significa dizer que a luz e dual?

A luz possui comportamento duplo, ou seja, pode ser interpretada como onda em determinadas situações e comportar-se como partícula em casos específicos. Dessa forma, a luz tanto é onda quanto partícula, possuindo, portanto, um comportamento dual.

Quando é que o elétron se comporta como uma onda?

Pois, se o elétron pode ser pensado como uma onda, ele se comporta, quando confinado no interior do átomo, como uma onda estacionária, isto é, que se propaga num meio limitado, como ocorre com as ondas produzidas na água de um tanque quando atiramos nela uma pedra.

O que foi proposto por Louis de Broglie?

Louis Victor Pierre Raymond, conhecido como Louis de Broglie (18), físico francês, introduziu em sua tese de doutorado a teoria de onda de elétrons, tese esta que lhe rendeu o Prêmio Nobel em física no ano de 1929.

Por que a luz é onda ou partícula?

  • Em algumas situações apresentam-se como onda, em outras, apresentam-se como partícula, como no efeito fotoelétrico, em que são chamadas de fótons. Isto é o que chamamos de dualidade onda-partícula, uma das peculiaridades que encontramos no universo da Física e que nos leva à seguinte pergunta: “Afinal, a luz é onda ou partícula?”.

Por que uma onda é uma perturbação?

  • Uma onda é uma perturbação que se propaga em um meio. No caso de uma onda eletromagnética a perturbação é do campo elétrico e do campo magnético. É um argumento plausível pra explicar a luz. Mas alguns experimentos realizados no fim do século XIX mudam um pouco essa concepção com relação a este importante ente físico.

Que partículas fossem capazes de se comportar como ondas?

  • Em 1923, Louis De Broglie sugeriu que as partículas também fossem capazes de se comportar como ondas.

Qual é o efeito fotoelétrico de partículas?

  • Entre os mais relevantes, podem ser citados o efeito fotoelétrico, o espalhamento Compton e a produção de raios X. Quando se faz um experimento com partículas em fenda única, observa-se uma região de máxima incidência de partículas, conforme mostra a figura 01.