:

O que é um paciente em choque?

Índice:

  1. O que é um paciente em choque?
  2. Quais são as principais causas de um choque?
  3. Quais são as causas e consequências do choque?
  4. Quando considerar choque?
  5. Qual o tratamento inicial do choque?
  6. Qual a causa do choque sanguíneo?
  7. Quais são os sintomas do estado de choque?
  8. Quais são os sinais do choque?

O que é um paciente em choque?

O choque é uma situação que surge quando a quantidade de oxigênio no corpo está muito baixa e toxinas vão se acumulando, podendo causar lesões em vários órgãos e colocando a vida em risco.

Quais são as principais causas de um choque?

O choque tem diversas causas:

  • Baixo volume de sangue (choque hipovolêmico )
  • Função de bombeamento do coração inadequada (choque cardiogênico )
  • Alargamento excessivo dos vasos sanguíneos (choque distributivo )

Quais são as causas e consequências do choque?

Em todos os tipos de choques ocorre a queda da pressão arterial e consequentemente um distúrbio na circulação de sangue, afetando os órgãos e tecidos do corpo. As principais causas de choque são diminuição dos fluídos do corpo, falha no bombeamento do coração ou problemas nos vasos sanguíneos.

Quando considerar choque?

Os sintomas incluem estado mental alterado, taquicardia, hipotensão e oligúria. O diagnóstico é clínico, incluindo mensuração de pressão arterial e, às vezes, marcadores de hipoperfusão tecidual (p. ex., lactato sanguíneo, deficit de base).

Qual o tratamento inicial do choque?

  • Os exames podem ser divididos em exames gerais, independente do tipo de choque, e exames específicos de acordo com a suspeita clínica. O tratamento inicial deve ser baseado na rápida restauração e manutenção da perfusão e da oferta de O2 aos órgão vitais e a identificação e tratamento da causa base.

Qual a causa do choque sanguíneo?

  • Ao pressionar a pele, a cor demora muito mais para se restabelecer do que em situações normais. Os vasos sanguíneos podem tornar mais visíveis, como uma rede de linhas azuladas sob a pele. A pulsação é fraca e rápida, exceto quando a causa do choque é uma frequência cardíaca lenta.

Quais são os sintomas do estado de choque?

  • A vítima de estado de choque ou na iminência de entrar em choque apresenta geralmente os seguintes sintomas: · Pele pálida, úmida, pegajosa e fria. Cianose (arroxeamento) de extremidades, orelhas, lábios e pontas dos dedos. · Suor intenso na testa e palmas das mãos.

Quais são os sinais do choque?

  • Sinais Clínicos do Choque O choque é caracterizado por sinais e sintomas clínicos típicos. Hipotensão asssociada a taquicardia, taquipnéia, diminuição do débito urinário e rebaixamento do nível de consciência são os sintomas mais evidentes.