O que a Bíblia fala sobre o Norte?
Índice:
- O que a Bíblia fala sobre o Norte?
- Como é referido o Reino do Norte na Bíblia?
- Quem é o rei do Norte?
- Qual foi a capital do Reino do Norte?
- Onde fica o deserto de Parã na Bíblia?
O que a Bíblia fala sobre o Norte?
Suscitei a um do Norte, e ele há de vir; desde o nascimento do sol invocará o meu nome; e virá sobre os príncipes, como sobre o lodo e, como o oleiro pisa o barro, os pisará. Eis que estes virão de longe, e eis que aqueles do Norte, e do ocidente, e aqueles outros da terra de Sinim.
Como é referido o Reino do Norte na Bíblia?
- A partir dessa divisão, o Reino do Norte é referido na Bíblia como Israel, enquanto o Reino do Sul, como Judá. A história do reino dividido dos israelitas está registrada principalmente em 1 Reis e 2 Reis (1 Reis 12:1 – 2 Reis 17:41). Mas há também os textos paralelos nos livros de Crônicas; além dos relatos presentes na literatura profética.
Quem é o rei do Norte?
- Esse é o lugar da habitação de Deus (Isaías 14:13) e de onde Sua glória procede (Jó 37:22) com bênçãos ou juízos (Ezequiel 1:4). Ele é o verdadeiro Rei do Norte. O representante do norte pela mão esquerda, porém, é ainda símbolo de desastre. O inimigo do povo de Deus veio do norte (Jeremias 1:14-15; Ezequiel 38:6), trazendo destruição.
Qual foi a capital do Reino do Norte?
- Durante o reino dividido a primeira capital do Reino do Norte foi a cidade de Tirza, mas depois passou a ser Samaria. Foi justamente nesse período que tiveram início a tensão que com o tempo se tornou numa grande rivalidade entre judeus e samaritanos. Ao longo de sua breve história, o Reino do Norte teve nove dinastias, totalizando dezenove reis.
Onde fica o deserto de Parã na Bíblia?
- Onde fica o Deserto de Parã na Bíblia? Hoje, conhecemos Parã, como sendo uma pequena moshav no vale de Arabá ao sul de Israel. Localizada a cerca de 100 km do norte de Éilat. Sobretudo, não se sabe ao certo seu tamanho. Israel peregrinou por alí por 40 anos, dentre os locais estão: Deserto de Sim, de Zim, de Etã, de Parã e do Sinai.