:

O que acontece quando um CPF e protestado em cartório?

Índice:

  1. O que acontece quando um CPF e protestado em cartório?
  2. O que acontece quando seu nome vai para cartório?
  3. Quais dívidas podem ser protestadas em cartório?
  4. Qual a função do protesto?
  5. Será que o protesto pode ser feito em outra cidade?
  6. Como limpar o nome depois de um protesto?
  7. Como fazer a notificação do protesto?

O que acontece quando um CPF e protestado em cartório?

O protesto no CPF é o ato de uma empresa registrar um débito pendente no cartório de protesto. Em outras palavras, o credor registra uma dívida que não foi paga dentro do prazo estipulado.

O que acontece quando seu nome vai para cartório?

Como vimos, quando uma dívida vai para o cartório, o que acontece é que seu nome fica “sujo” e cheio de restrições. Para se livrar do título de mau pagador, quite o débito.

Quais dívidas podem ser protestadas em cartório?

Podem ser encaminhados a protesto todos os títulos de crédito (cheques, duplicatas, notas promissórias, cédulas de crédito, etc.), títulos executivos judiciais e extrajudiciais, entre outros documentos de dívida.

Qual a função do protesto?

  • A função do protesto é comunicar aos órgãos legais de uma dívida não foi paga e delegar ao cartório a função de realizar a cobrança. Por ser feito em um cartório, esse processo é extrajudicial, não necessitando de advogado para ser resolvido.

Será que o protesto pode ser feito em outra cidade?

  • Pode acontecer do protesto ser feito em alguma outra cidade diferente do local de residência do protestado. Para conferir qual é o Cartório de Protestos onde o título protestado está, o interessado deve utilizar o serviço de atendimento da Serasa, que irá informar em qual cartório está registrado o protesto, além de dar outras informações.

Como limpar o nome depois de um protesto?

  • Para limpar o nome depois de um protesto é preciso falar diretamente com o cartório. Entenda! O protesto é quando alguém ou alguma empresa protesta um título. Isso significa que ela registrou em um cartório de protesto que não recebeu o dinheiro que tinha direito de receber.

Como fazer a notificação do protesto?

  • Portanto, ao fazer esse procedimento, a empresa ou a pessoa notifica na justiça que a dívida não foi paga, e faz com que o protestado, ou seja, o devedor, fique com o nome sujo. Ao receber a notificação do protesto, a pessoa que está com a dívida deve efetuar o pagamento em cartório no prazo de três dias.