:

Porque o nome Ceilândia?

Índice:

  1. Porque o nome Ceilândia?
  2. Quem nasce em Ceilândia E o quê?
  3. Qual é a história de Ceilândia?
  4. Quem construiu Ceilândia?
  5. Quem foi os primeiros moradores de Ceilândia?
  6. Quem nasce no Distrito Federal e o quê?
  7. Como surgiu o setor o?
  8. O que foi a Campanha de Erradicação de Invasões?

Porque o nome Ceilândia?

Etimologia. O sufixo "-lândia" significa "terra", "terreno", "lugar" (de "land") em língua inglesa ou alemã. ... O secretário Otomar Lopes Cardoso conferiu, à nova localidade, o nome de Ceilândia, inspirado na sigla "CEI" e na palavra de origem norte-americana "lândia" (o sufixo inglês estava na moda).

Quem nasce em Ceilândia E o quê?

O Distrito Federal não é dividido em municípios. Quem nasce em Ceilândia é brasiliense, assim como quem é do Plano Piloto, área central de Brasília, ou outras regiões.

Qual é a história de Ceilândia?

Com intuito de abrigar essa parcela da população que vivia em áreas irregulares, foi criada a região administrativa IX, conhecida como Ceilândia. O nome une a sigla CEI ao sufixo lândia, que significa "terra", "terreno", "lugar" (de "land", em inglês).

Quem construiu Ceilândia?

Comandada pela primeira-dama Vera Silveira, a CEI começou a atuar em 1969 e conseguiu demarcar 18 mil lotes em uma área de 20 mil metros quadrados ao norte de Taguatinga.

Quem foi os primeiros moradores de Ceilândia?

Criada em 1971, Ceilândia surgiu pela Campanha de Erradicação das Invasões (CEI) e guarda em sua história a luta de brasileiros como dona Edite Martins, a primeira moradora da cidade, que acabou transferida com seus três filhos pequenos da Vila do IAPI para o assentamento que se formava a 21km das construções do Plano ...

Quem nasce no Distrito Federal e o quê?

Bem, aqueles que nascem em qualquer região de Brasília são chamados de brasilienses. Mas pode acontecer de perguntar a alguém se é de Brasília, por exemplo, e receber a seguinte resposta: — Sim, sou Candango! Candango?

Como surgiu o setor o?

História. Teve sua construção iniciada em 1976, na porção setentrional de Ceilândia. Em 2012 era composto por 11 quadras residenciais (QNO 01 a 15) e quatro “áreas especiais” (QNO 08, 10, 12 e 14) e tinha uma população estimada em cerca de 60 mil habitantes.

O que foi a Campanha de Erradicação de Invasões?

É criada em 1970 a Campanha de Erradicação de Invasões com o intuito de deslocar os moradores das favelas do Plano Piloto para outras áreas, mais afastadas do centro. A Campanha foi dirigida por Vera Prates, esposa do governador na época, Hélio Prates da Silveira.