:

O que é tempo de latência de um medicamento?

Índice:

  1. O que é tempo de latência de um medicamento?
  2. Que propriedade química confere ao fármaco uma maior capacidade de absorção através da membrana celular?
  3. O que é a lipossolubilidade de um fármaco e por que é uma característica importante para a absorção?
  4. O que é um produto hidrossolúvel e lipossolúvel?
  5. Quanto tempo o remédio é absorvido pelo organismo?
  6. Por que as drogas lipossolúveis tem maior facilidade em atravessar a membrana plasmática do que as drogas hidrossolúveis?
  7. Quais fatores influenciam na passagem do fármaco para a corrente sanguínea?

O que é tempo de latência de um medicamento?

A velocidade com a qual uma droga atinge seu local de ação depende da sua taxa de absorção e sua taxa de distribuição, que determinam diretamente o período de latência do referido fármaco (tempo percorrido desde a administração do fármaco em um determinado local até a manifestação de seu efeito terapêutico).

Que propriedade química confere ao fármaco uma maior capacidade de absorção através da membrana celular?

Lipofilicidade é a propriedade mais importante para um fármaco. Está relacionada a absorção, distribuição, potência e eliminação.

O que é a lipossolubilidade de um fármaco e por que é uma característica importante para a absorção?

A lipossolubilidade de um fármaco é o principal fator que determina a taxa de difusão passiva através das membranas. Muitos fármacos são ácidos ou bases fracas; seu estado de ionização varia com o pH, de acordo com a equação de Henderson-Hasselbalch.

O que é um produto hidrossolúvel e lipossolúvel?

Vitaminas hidrossolúveis: são aquelas que se dissolvem na água, mas não se dissolvem em gorduras. ... Vitaminas lipossolúveis: o termo “lipo” vem da palavra gordura, portanto, esse tipo de vitamina se dissolve em substâncias orgânicas, é absorvida pelo nosso organismo.

Quanto tempo o remédio é absorvido pelo organismo?

Na maioria dos casos, 30 minuto são suficientes para que o medicamento seja absorvido, principalmente se ele tiver sido tomado com o estômago vazio. Porém, é possível que em algumas situações essa dose realmente seja perdida.

Por que as drogas lipossolúveis tem maior facilidade em atravessar a membrana plasmática do que as drogas hidrossolúveis?

As bicamas lipidicas das membrans são impermeáveis à maioria das moléculas polares e aos íons, sendo entretanto, permeávies às moléculas das drogas não polares. Essas últimas substâncias, por terem a capacidade de atravessar a membrana lipídica, o fazem porque se dissolvem na gordura, são lipossolúveis.

Quais fatores influenciam na passagem do fármaco para a corrente sanguínea?

Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da espécie animal, a idade, a raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas. É a retirada do fármaco do organismo, seja na forma inalterada ou na de metabólitos ativos e/ou inativos.