Onde podemos encontrar estoicismo em nosso dia a dia?
Índice:
- Onde podemos encontrar estoicismo em nosso dia a dia?
- Como o estoicismo pode ser aplicado nos dias atuais?
- Como a filosofia estóica pode nos ajudar a pensar a vida?
- Como podemos ser felizes de acordo com o estoicismo?
- Quais ensinamentos principais você aprendeu com o Estoicismo e qual lições você levará pra sua vida *?
- Qual a origem do termo estoicismo?
- Qual a influência do estoicismo no pensamento ocidental?
- Quais são os princípios da pessoa estoica?
- Quais os princípios da filosofia estoica?
Onde podemos encontrar estoicismo em nosso dia a dia?
Você pode por exemplo pegar um dia normal em sua vida, se vestir de uma forma engraçada e puxar assunto com pessoas aleatórias na rua. Ao treinar esse tipo de exposição, de acordo com o estoicismo, você estará mais preparado para tomar riscos sem pensar nas críticas que poderá sofrer.
Como o estoicismo pode ser aplicado nos dias atuais?
O estoicismo irá entender que na vida humana os eventos são transitórios e muita das vezes incontroláveis. De fato, durante a vida, situações agradáveis e desagradáveis acontecem a todos, mas o que determina a origem da angústia é a tentativa de controlar uma situação desagradável que é incontrolável.
Como a filosofia estóica pode nos ajudar a pensar a vida?
O Estoicismo é uma escola de filosofia prática que ensina como viver uma boa vida ao focar naquilo que é possível controlar. As ideias Estoicas ajudam a reduzir a ansiedade, o estresse e a lidar com a insegurança e outros sentimentos negativos.
Como podemos ser felizes de acordo com o estoicismo?
O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.
Quais ensinamentos principais você aprendeu com o Estoicismo e qual lições você levará pra sua vida *?
Valorizar a virtude Sabedoria. Eles são os valores mais essenciais no estoicismo. “Se, em algum momento de sua vida”, escreveu Marco Aurélio, “você se deparar com algo melhor do que justiça, verdade, autocontrole, coragem – deve ser algo realmente extraordinário”. Isso foi há quase vinte séculos.
Qual a origem do termo estoicismo?
- Etimologicamente, o termo estoicismo surgiu a partir da expressão grega stoà poikile, que significa “Pórtico das Pinturas”, o local onde o fundador desta doutrina filosófica ensinava os seus discípulos em Atenas. O estoicismo é dividido em três principais períodos: ético (antigo), eclético (médio) e religioso (recente).
Qual a influência do estoicismo no pensamento ocidental?
- Segundo o filósofo contemporâneo italiano Nicola Abbagnano, "ao lado do aristotelismo, o estoicismo foi a doutrina que maior influência exerceu na história do pensamento ocidental. Muitos dos fundamentos enunciados ainda integram doutrinas modernas e contemporâneas".
Quais são os princípios da pessoa estoica?
- A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos que são capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer.
Quais os princípios da filosofia estoica?
- O estoicismo também ensina a manter uma mente calma e racional, independente do que aconteça. Ensina que isso ajuda o ser humano a reconhecer e se concentrar naquilo que pode controlar e a não se preocupar e aceitar o que não pode controlar. Os princípios da filosofia estoica, que norteiam os seguidores da doutrina, são: