:

O que é intemperismo das rochas?

Índice:

  1. O que é intemperismo das rochas?
  2. O que é o intemperismo biológico?
  3. O que é intemperismo físico exemplos?
  4. O que são os tipos de intemperismo?
  5. O que é a Alterita?
  6. Quais são os tipos de intemperismo?
  7. Qual a diferença entre a erosão e o intemperismo?
  8. Quais são as consequências desse intemperismo?
  9. Qual a origem das rochas intrusivas?

O que é intemperismo das rochas?

Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.

O que é o intemperismo biológico?

Por sua vez, o intemperismo biológico é uma variação dos processos químicos, tendo como principais agentes os seres vivos, como bactérias, animais e plantas. De maneira geral, corresponde a um tipo de intemperismo químico, apenas resultando em um processo diferenciado.

O que é intemperismo físico exemplos?

O intemperismo físico ocorre quando há uma desagregação ou quebra das partículas de rochas, sendo que as suas estruturas fragmentam-se em pequenos sedimentos. Quando uma rocha se quebra em vários pedaços ou partículas de poeira, temos um exemplo de intemperismo físico.

O que são os tipos de intemperismo?

O intemperismo é um processo que representa o caráter dinâmico do solo e das rochas. O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. ... Existem três tipos de intemperismo: o físico, o químico e o biológico.

O que é a Alterita?

Os produtos do intemperismo, que são a rocha alterada (também chamada de alterita ou saprolito) e o solo, estão sujeitos aos outros processos do ciclo supérgeno – erosão, transporte e sedimentação – os quais acabam levando à denudação continental, com o conseqüente aplainamento do relevo.

Quais são os tipos de intemperismo?

  • Existem dois tipos de intemperismo: Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição.

Qual a diferença entre a erosão e o intemperismo?

  • Embora a erosão e o intemperismo colaborem com as alterações do relevo, a erosão difere do intemperismo na medida que não envolve processos físicos (desagregação), biológicos (decomposição) ou químicos, que alteram a natureza dos materiais. Em outras palavras, o intemperismo é um processo anterior à erosão.

Quais são as consequências desse intemperismo?

  • Esse tipo de intemperismo é pouco referenciado e, por vezes, até desconsiderado, pois entende-se que gera poucas consequências práticas no meio natural, pois a ação dos microrganismos seria pequena diante dos processos erosivos.

Qual a origem das rochas intrusivas?

  • As rochas intrusivas formam-se no interior da Terra, quando o magma é empurrado para dentro de fendas ou entre camadas de rocha. Exemplos: granito, feldspato, turmalina, sienito, diorito, gabro, peridotito, ... Ou seja, elas se originam das transformações na composição e na estrutura de qualquer tipo de rocha.