Como é feito o exame de colposcopia?
Índice:
- Como é feito o exame de colposcopia?
- Qual a diferença do exame Papanicolau e colposcopia?
- Para que serve o exame de colposcopia?
- Pode fazer colposcopia e Papanicolau no mesmo dia?
- Qual a diferença entre o exame Papanicolau e preventivo?
- Porque a colposcopia dói?
- Como são os resultados da colposcopia?
- Quando é realizada a biópsia associada à colposcopia?
- Como evitar a colposcopia?
- Como pode ser uma colposcopia insatisfatória?
Como é feito o exame de colposcopia?
Enquanto que no exame ginecológico comum o médico examina diretamente e a olho nu o colo do útero, na colposcopia o médico pincela na superfície dos tecidos um líquido que ressalta as lesões e examina através do colposcópio, a uns trinta centímetros de distância.
Qual a diferença do exame Papanicolau e colposcopia?
A colposcopia é indicada nos casos de resultados anormais do exame papanicolau ou se durante o exame ginecológico foi notado alguma alteração; o procedimento é feito no consultório médico e permite visualizar a vulva, vagina e o colo do útero através de um aparelho chamado colposcópio.
Para que serve o exame de colposcopia?
A colposcopia funciona como se fosse um microscópio e permite a análise do colo do útero, a vagina e a vulva de forma ampliada e detalhada, por conta das lentes de aumento utilizadas no processo.
Pode fazer colposcopia e Papanicolau no mesmo dia?
É semelhante ao exame ginecológico, porém é utilizado microscópio e algumas soluções para sua realização. Pode ser realizado em conjunto com o Papanicolau ou a paciente é encaminhada, num segundo momento, para realização da colposcopia, dependendo do resultado do exame de papanicolau.
Qual a diferença entre o exame Papanicolau e preventivo?
Não. Papanicolau e Preventivo são diferentes nomes para o mesmo exame. A partir desse exame, o/a profissional de saúde realiza coleta de secreção do colo do útero e vagina. Após análise laboratorial, é possível avaliar as características das células dessa região, bem como a presença de algum micro-organismo agressor.
Porque a colposcopia dói?
A colposcopia é um exame indolor (não provoca dor). Apesar de não ser um exame doloroso, pode haver algum desconforto associado à aplicação do ácido acético e no caso de ser realizada biópsia. Assim, para a sua realização não é necessário qualquer tipo de sedação ou anestesia.
Como são os resultados da colposcopia?
- COMO SÃO OS RESULTADOS DE COLPOSCOPIA? O resultado da colposcopia pode ser normal ou anormal. É normal quando não há presença de nenhuma área lesionada. O resultado pode ser anormal quando são encontradas células estranhas no colo do útero.
Quando é realizada a biópsia associada à colposcopia?
- Sempre que é realizada biópsia associada à colposcopia o resultado demora alguns dias a ser obtido, pois está dependente da avaliação pelo médico anatomopatologista no laboratório. Perante um elevado grau de suspeita de malignidade, o estudo histológico é realizado com urgência, sendo possível um resultado em poucos dias.
Como evitar a colposcopia?
- O preparo para a colposcopia inclui evitar ter relações sexuais nos 2 dias anteriores ao exame, mesmo que com o uso de camisinha. Além disso também é importante evitar introduzir qualquer medicamento ou objeto na vagina, como cremes ou absorventes internos, e evitar duchas vaginais.
Como pode ser uma colposcopia insatisfatória?
- Pode ser uma colposcopia insatisfatória, em que não é visualizado o colo do útero ou a zona de transformação / junção escamocolunar (ZT / JEC não visível). Pode ainda ser anormal ou sugestiva de uma lesão de baixo ou alto grau, ou de cancro.