O que o HTP avalia nos desenhos?
Índice:
- O que o HTP avalia nos desenhos?
- Qual é o desenho da árvore?
- Qual é o simbolismo das árvores?
- Como entender a interpretação dos desenhos infantis no campo da psicologia?
- Qual a estrutura da árvore?
O que o HTP avalia nos desenhos?
Quanto à interpretação, o HTP propõe avaliar o desenho a partir dos seguintes aspectos: proporção, perspectiva, detalhes, qualidade da linha e uso adequado de cores, no caso dos desenhos cromáticos (Buck, 2003).
Qual é o desenho da árvore?
- O desenho da árvore é um teste de projeção gráfica lançado por Karl Koch que afirma que o desenho da árvore é uma grafologia menos sutil, menos elaborada, mas que em alguns casos permite ver o que a pessoa não consegue. Este teste projetivo pode ser utilizado em crianças sem resistência, assim como em jovens e também adultos.
Qual é o simbolismo das árvores?
- Por outro lado, e como uma curiosidade simples, deve notar-se que o Dr. Koch escolheu essa figura para projetar seu teste de diagnóstico pelo simbolismo que as árvores têm. Todas as culturas, todos os países têm nas árvores uma referência entre mitológica e totêmica enraizada no ser humano, independentemente da idade.
Como entender a interpretação dos desenhos infantis no campo da psicologia?
- Vamos entender melhor a interpretação de desenhos infantis no campo da Psicologia. É preciso deixar bem claro que a interpretação dos desenhos infantis somente deve ser feita com profissionais qualificados. Tocamos neste ponto porque muitos adultos cometem o equívoco de fazer esse trabalho sozinhos.
Qual a estrutura da árvore?
- A própria estrutura da árvore tem certa analogia com a estrutura do corpo humano: A copa (a cabeça); o tronco (o tronco humano) e a raiz ou a parte inferior da copa (os membros inferiores) Copa, tronco e raízes são os componentes globais da árvore. Como em todos os testes psicológicos, os sinais só contam se são analisadas no conjunto.